Portal Uno Midias
Internacional

Lira e Xi Jinping se reúnem em Pequim e discutem maior cooperação entre Brasil e China

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) foi recebido nesta sexta-feira (20) pelo presidente da China, Xi Jinping, no Grande Salão do Povo, em Pequim. O encontro ocorreu em meio ao Fórum Cinturão e Rota, que comemora dez anos do programa internacional de investimento em infraestrutura da China, do qual o Brasil oficialmente não faz parte.

Pelo Twitter, Lira disse que hoje a comitiva da Câmara dos Deputados que está na China também visitou uma empresa de importação de soja brasileira e uma empresa de produção de energia.

Emergentes
Xi disse que a China e o Brasil são os dois maiores países em desenvolvimento dos hemisférios oriental e ocidental, respectivamente, e são grandes países emergentes com influência global. Diante de um mundo tumultuado, os dois países devem se apoiar firmemente.

A Iniciativa do Cinturão e Rota é altamente compatível com a reindustrialização e o Novo Programa de Aceleração do Crescimento do Brasil, disse Xi, acrescentando que os dois lados devem trabalhar para facilitar seu respectivo processo de modernização.

Xi disse que a China apoia o Brasil na realização da cúpula do G-20 no próximo ano, bem como da conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas em 2025, e está disposta a fortalecer a coordenação e a cooperação com o Brasil.

Xi expressou a esperança de que Lira e seus colegas da Câmara promovam ativamente o intercâmbio e a cooperação entre a China e o Brasil e contribuam para o melhor desenvolvimento dos laços bilaterais.

Lira disse que a cooperação com a China tem promovido efetivamente o desenvolvimento econômico e social do Brasil e aumentado a capacidade de emprego e produção do Brasil. O sucesso da China é de grande importância para o mundo, e a China sempre foi uma parceira importante para o desenvolvimento do Brasil.

Como presidente rotativo do G-20 no próximo ano, o Brasil está disposto a se comunicar e coordenar estreitamente com a China, e aguarda com expectativa a visita do presidente Xi, disse Lira.

Fonte: Agência Câmara de Notícias/Foto Divulgação/Ministério do Exterior da China

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Guerra: Forças terrestres de Israel chegam aos arredores de Gaza

Redação

ESTADOS UNIDOS ENVIAM SUBMARINO NUCLEAR AO ORIENTE MÉDIO EM ALERTA DE CHOQUE AOS INIMIGOS DE ISRAEL.

Redação

Ataques de Israel contra a Faixa de Gaza deixam 40 mortos nas últimas 24h

Redação