Foragido do sistema prisional desde janeiro deste ano, Clemilson dos Santos Farias, o ‘Tio Patinhas’, foi recapturado na noite deste domingo, 11/12, em uma igreja, durante uma ação conjunta entre os policiais da 30ª Companhia Interativa Comunitária (CICOM) e agentes da Secretaria de Segurança (SSP). Após a prisão do suspeito, que é considerado um dos líderes do Comando Vermelho, no Amazonas, a polícia apreendeu 200 quilos de entorpecente e dinheiro.
Tio Patinhas foi localizado na Comunidade Braga Mendes, na zona Leste de Manaus. A recaptura ocorreu após uma denuncia anônima, que informava que o fugitivo estava na igreja da localidade com outros dois homens armados.
Os polícias foram à Rua Santa Rosa e conseguiram prender Tio Patinhas. O fugitivo estava usando um nome falso. Após a prisão, o preso afirmou às equipes que tinha dinheiro oriundo do tráfico na casa onde estava morando e um carregamento de droga escondido nas ferragens de um carro, no porto da Ceasa. O veículo estava embarcado com destino ao Pará.
As equipes foram aos locais indicados e apreenderam cerca de R$ 9,5 mil em dinheiro, 200 kg de maconha do tipo skunk, um carro, celulares e outros objetos pertencentes ao fugitivo.
Tio Patinhas, que estava com quatro mandados de prisão em aberto pelos crimes de tráfico, associação ao tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, voltou a ser preso. Ele foi encaminhado ao 6° Distrito Integrado de Polícia (DIP) para os procedimentos cabíveis.
Foragido
Identificado como um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) no Amazonas, o narcotraficante Clemilson dos Santos Farias, o “Tio Patinhas”, foi considerado foragido pelas forças de segurança do Amazonas, em janeiro deste ano. O suspeito que estava preso ganhou liberdade, após a juíza Rosália Guimarães Sarmento ter julgado improcedentes por fragilidades de provas as denúncias feitas pelo Ministério Público do Amazonas.
Tio Patinhas, segundo investigações das polícias do Amazonas, é considerado o segundo homem do Comando Vermelho no Estado, ficando subordinado apenas ao narcotraficante Gelson Lima Carnaúba. O suspeito é quem comanda o tráfico de drogas, principalmente, na zona Norte de Manaus abrangendo todo o Novo Aleixo.
*Toda Hora/Foto: Divulgação