Cultura

Liceu Digital é apresentado durante Fórum Estadual dos Secretários e Coordenadores de Cultura

O projeto Liceu Digital, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, foi apresentado durante a terceira reunião do Fórum Estadual dos Secretários e Coordenadores de Cultura, que aconteceu nesta quarta-feira (27/10), em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus). O encontro, realizado pela primeira vez fora da capital, contou com a participação de 18 representantes de municípios.

Segundo o secretário Marcos Apolo Muniz, a proposta é descentralizar as atividades da pasta, conforme orientação do governador Wilson Lima, e proporcionar a troca de experiências entre os gestores de cultura do Estado, além de articular, debater e municipalizar políticas públicas culturais voltadas ao Amazonas. 

“As reuniões acontecem a cada dois meses para implementar resultados a longo prazo e, desta vez, tratamos da escolha dos vices presidentes do grupo, da cadeira do interior no Conselho Estadual de Cultura, sobre os editais do programa +Cultura e apresentamos o projeto Liceu Digital”, destaca o titular da pasta de Cultura e Economia Criativa do Estado. “Com o Liceu Digital, queremos ampliar a oferta de cursos e potencializar o que cada município tem e, a partir daí, desenvolver atividades artísticas e culturais”. 

O maestro Davi Nunes, diretor do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, adiantou que, neste primeiro momento, vão ser oferecidos cursos de “Percepção e Dança”, “Iniciação Teatral”, “Iniciação Violão”, “Musicalização infantil em flauta doce” e “Desenho”. Ele explica que cada turma deve ser composta por 50 alunos e as aulas on-line estão previstas para 10 de novembro. 

“Nossa proposta é identificar o potencial de cada município e despertar esse público para produção e arte, mostrar que é possível seguir neste caminho”, comenta o diretor. 

Pontos turísticos – A programação contou ainda com visitas aos pontos turísticos de Rio Preto da Eva, entre eles Igreja de Cavaco, Mirante Arquiteto Mário Severiano Porto, Mirante Pastor Severo Câmara e Balneário Municipal Rio Preto. 

Participaram do encontro gestores de Cultura dos municípios de Coari, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Itacoatiara, Japurá, Parintins, Canutama, Tefé, Humaitá, Iranduba, Atalaia do Norte, Silves, Guajará, Codajás, Caapiranga, Pauini e Urucará.

“Foi uma honra receber a terceira edição do Fórum Estadual dos Secretários e Coordenadores de Cultura, ainda mais na véspera da Festa da Laranja. Tivemos a oportunidade de apresentar a nossa estrutura, compartilhar nossos conhecimentos, assim como contar a história do nosso município por meio dos nossos principais pontos turísticos”, afirma Valéria Nogueira, coordenadora de Cultura de Rio Preto da Eva.

Para o gerente de cultura de São Paulo de Olivença, Genival Plácido, os encontros são importantes para entender os processos de convênios e recursos voltados para a área cultural. 

“Em São Paulo de Olivença, estamos atualmente agregados à pasta de Educação, mas nos reestruturando para ser uma Secretaria de Cultura e Turismo”, comenta. “É muito importante participar dessas reuniões e conhecer a movimentação e especificidade de cada lugar”. 

O coordenador cultural de Urucará, Eustáquio Libório, reforça que os encontros auxiliam e motivam o desenvolvimento dos trabalhos em cada cidade. 

“É a primeira vez que temos esse apoio, uma parceria e o diálogo direto com o Estado e com outros municípios, e está ajudando demais”, pontua. “Agora, estamos participando de tudo que é oferecido, tem troca de experiências, de cultura, é grandioso, enriquecedor”.

FOTOS: Michael Dantas

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Encontro de Cultura Popular oferece programação com palestras e oficinas

Redação Am

Boi Manaus 2022: mais de 30 mil pessoas celebram aniversário da cidade no Sambódromo

João Alves

Festival de Teatro da Amazônia realiza fórum com profissionais de cultura do cenário nacional

Redação Am
Sair da versão mobile