Cidade

Licenciamento urbano reduz prazos e prefeitura foca no Alvará de Construção Rápido para 2022

Desburocratização com qualidade e projetos, plataformas digitais e tecnológicas, classificação de riscos de obras e incentivo à gestão cada vez mais integrada são instrumentos que vão permitir à Prefeitura de Manaus avançar para ter uma cidade melhor para negócios, reduzindo tempo de licenciamentos urbanos e contribuindo para o ambiente de investimentos.

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) termina 2021 com indicadores positivos urbanísticos e de licenciamento, com redução de complexidades, tramitações eletrônicas e principalmente redução de tempos nas aprovações e autorizações de processos.

Com base nos dados da Diretoria de Operações (Diop) e parâmetros do Plano Diretor, o instituto, em novembro, conseguiu atingir uma média de licenciamento de 22,30 dias. Importante frisar que este tempo é de referência apenas para processos que não tenham pendências de documentos desde sua entrada, atendendo a legislação em vigor, sendo de pequeno e médio portes, especialmente os unifamiliares e multifamiliares.

Em janeiro, o mesmo indicador apontava uma média de 33,30 dias para o licenciamento.

Neste prazo não entram, por exemplo, projetos que tenham exceções à lei e precisam passar pela análise das comissões técnicas de planejamento urbano, como CTPCU e CMDU. Os 22,30 dias de média são para licenciamento de alvarás de construção, não incluindo regularizações de Habite-se, que demandam análises mais específicas.

“Estudamos experiências hoje no Brasil, como em Cuiabá, Campo Grande, São Paulo, Goiânia e Fortaleza. Nos anos de 2005 e 2006, o Implurb tinha um alvará mais rápido e agora estamos retomando essa ação, de forma moderna e com os recursos disponíveis da tecnologia da informação hoje”, explicou o diretor-presidente da autarquia, engenheiro Carlos Valente.

Segundo o relatório Doing Business Subnacional Brasil 2021, que faz um raio-x do ambiente de negócios no País, divulgado pelo Banco Mundial, Manaus ocupava o ranking como 14ª melhor cidade do País para se expedir um alvará. O objetivo da gestão David Almeida é ficar entre as 10 melhores e mais rápidas do Brasil.

Demoras burocráticas serão superadas com aprovações rápidas e ao se agilizar o processo de licenciamento. Entre as metas do Implurb estão a CIT Online; alvarás de construção rápidos; integração e colaboração tecnológica e virtual entre órgãos licenciadores; e investimento em procedimentos e informações simplificadas da legislação.

Alvará rápido

Diretorias, gerências e equipes técnicas do instituto estão trabalhando na consolidação do modelo de alvará de construção ‘Express’, dentro do princípio da autodeclaração. A ação faz parte das inovações na legislação urbana da capital e na desburocratização de serviços públicos encaminhadas pelo prefeito David Almeida.

A prefeitura dá um passo importante na agilização e criação de novas ferramentas para a emissão de documentos que vão facilitar projetos e empreendimentos da construção civil. O Implurb atua na formatação da legislação e na implementação que vai incentivar e facilitar a atividade de empresas e cidadãos na área da construção civil.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus avança com obras de infraestrutura nos bairros

Redação Am

Prefeitura alcança em junho menor prazo do ano de licenciamento urbano

Redação Am

Prefeitura leva ações sobre trânsito seguro para alunos da rede municipal

Redação Am
Sair da versão mobile