Amazonas

Licenciamento anual de veículos começa neste mês de janeiro, informa Detran-AM

Os proprietários de veículos do Amazonas devem ficar atentos ao calendário anual de licenciamento. O prazo varia conforme o final da placa. Quem paga dentro do prazo pode obter descontos que variam de 5% a 10% no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Os veículos com placa final 1 podem ser licenciados até o dia 31 de março, porém, para o proprietário obter o desconto de 10% no IPVA, ele precisa efetuar o licenciamento até o fim de janeiro. A partir de fevereiro, esse desconto cai para 5%, e quem resolver pagar somente em março não terá nenhum desconto. Atualmente, 93.492 veículos possuem placa final 1 no Amazonas.

“Mas é importante que o proprietário observe que o licenciamento desse veículo não é feito apenas com o pagamento do IPVA. É preciso que ele pague as taxas do Detran e também as eventuais multas de trânsito”, explicou Rodrigo de Sá, diretor-presidente do Detran-AM.

Pagamento – Para licenciar veículo, o proprietário deve entrar no site do Detran Amazonas (www.detran.am.gov.br) e solicitar o serviço. Pelo site ele consegue emitir o boleto com as taxas e também com as eventuais multas. No site do Detran, o IPVA é emitido somente em cota única e com o desconto. No entanto, caso o proprietário decida pagar o valor parcelado, ele precisa ir ao site da Sefaz (http://online.sefaz.am.gov.br/ipva/ipva.asp) e solicitar o parcelamento, que pode ser feito em até 3 vezes.

Contudo, ao parcelar o IPVA esse veículo só é considerado licenciado após o pagamento da última parcela do imposto.

“Por isso é importante que os proprietários observem o prazo final para efetivar o licenciamento, de acordo com o final da placa. Quando o licenciamento é feito em atraso, além de multa, esse veículo precisará ser submetido a uma vistoria antes da liberação do documento”, explicou David Fernandes, gerente de veículos do Detran-AM.

Além da multa administrativa, se o veículo com licenciamento em atraso for parado em uma blitz de trânsito, ele pode ser removido e o condutor vai receber uma multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira de Habilitação (CNH).

Seguro DPVAT – Pelo segundo ano consecutivo, o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) não será cobrado. A medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), que autorizou a isenção em razão de haver excedente de recursos no fundo da Caixa Econômica Federal que administra o seguro (FDPVAT) para cobrir os prejuízos com acidentes de trânsito.

Ainda assim, quem se envolver em um acidente com veículos, pode solicitar o seguro para pagar os custos médicos. Atualmente, essa solicitação deve ser feita à Caixa Econômica Federal.

Atenção aos prazos – O licenciamento anual de veículos começa agora em janeiro e segue até dezembro. Por isso, é importante que os condutores fiquem atentos ao calendário de vencimento.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Mais de mil pessoas são beneficiadas com exames de legislação aos sábados

Redação Am

Governo do Estado publica editais para construção de 240 unidades habitacionais pelo Amazonas Meu Lar

Redação Am

Em quatro anos, FCecon realizou 1,5 mil conizações para evitar o câncer do colo do útero

Redação Am
Sair da versão mobile