Portal Uno Midias
Manaus

Lei obriga ação de síndicos perante violência em condomínios, mas gera dúvidas

Desde segunda-feira, 9/8, os síndicos de Manaus estão obrigados a comunicar aos órgãos de segurança ocorrências de violência doméstica identificadas nas dependências dos condomínios. A nova lei, de autoria da vereadora Professora Jacqueline (sem partido), legitima a ação dos administradores de residenciais em situações de agressões familiares, mas ainda gera dúvidas sobre aplicabilidade.

Conforme a Lei Municipal Nº 2.776, os gestores deverão comunicar à Delegacia de Polícia Civil e aos órgãos de segurança pública especializados sobre a ocorrência ou indícios de violência contra mulher, criança, adolescente ou idoso. A denúncia deve ocorrer de imediato, por telefone, nos casos de ocorrência em andamento, e por escrito nas demais hipóteses, no prazo de até vinte e quatro horas após a ciência do fato.

Atualmente, Manaus está sem uma entidade formal que represente os síndicos, mas eles interagem em grupos virtuais de mensagem por aplicativo, onde trocam informações e experiências. Ao longo da tramitação da lei enquanto projeto, a proposta era vista com receio por parte desses profissionais, conforme relatou um síndico ao TODA HORA.

Entre as preocupações estão detalhes quanto à instrumentalização e a aplicabilidade da lei, pela subjetividade na interpretação das ocorrências de violência doméstica. “Muito provavelmente (a lei) será usada apenas em questões pontuais”, disse o administrador de um residencial em Manaus.

O descumprimento da legislação implicará em duas formas de penalidade, desde advertência na primeira infração até multa em casos de reincidência, definida entre R$ 573,05 até R$ 10.514,90. Os valores serão revertidos em favor de fundos e programas de proteção aos direitos da mulher, da criança, do adolescente ou do idoso.

*Com informações de Toda Hora

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Estado doa 7,2 toneladas de alimentos para entidades socioassistenciais de Manaus

Redação Am

Igarapé da rua Bagé, no Redenção, recebe ação de limpeza e desobstrução da Prefeitura de Manaus

Redação

Em Manaus, jovens trocam chutes e socos em posto de combustível no bairro Alvorada II

João Alves