Amazonas

Justiça determina que Prefeitura de Anamã realize concurso público para professor

O Poder Judiciário deferiu ação ajuizada pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e determinou que a Prefeitura de Anamã adote as providências para realização de concurso público para cargos vagos de professor da rede municipal de ensino. A prefeitura deverá realizar o certame no prazo de 120 dias a contar do término da Emergência em Saúde Pública de importância Nacional em decorrência da pandemia de covid-19.

“O tempo passou e o Município de Anamã não se desincumbiu da obrigação constitucional de realizar o concurso público. Ante a ilegalidade das contratações temporárias de professores seguidamente realizadas pelo Município, ano após ano. O Ministério Público não teve outra opção senão ajuizar Ação Civil Pública em 20 de agosto de 2020”, afirmou o Promotor de Justiça Kepler Antony Neto, titular da comarca de Anamã.

O MP havia recomendado à Prefeitura que procedesse para a realização do concurso, na representação inicial mencionava que os últimos gestores municipais de Anamã adotavam processos seletivos simplificados de forma irregular, visando à contratação de professores temporários para a rede municipal de ensino, quando o correto seria a realização de concurso público para provimento dos cargos vagos de professor.A Prefeitura deverá, também, afastar os servidores temporários e que não efetue qualquer contratação de servidores sem prévia aprovação em concurso público, ressalvadas as hipóteses e prazos legais.

*Com as informações do Portal Norte de Notícia

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Cigás realiza ciclo de palestra para acadêmicos da Fametro

Redação Am

Ato simbólico em Parintins reforça importância da vacinação contra febre aftosa

Redação Am

Detran-AM intensifica ações integradas de fiscalização para reduzir número de acidentes de trânsito

Redação Am
Sair da versão mobile