Portal Uno Midias
Plantão Policial

Justiça decreta prisão de “Dama do Tráfico”, mulher que visitou Ministério da Justiça em 2023

Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) decretou nesta quarta-feira (29) a prisão preventiva de Luciane Barbosa Farias, conhecida como “Dama do Tráfico”.

Ela é esposa de Clemilson dos Santos Farias, conhecido como “Tio Patinhas”, líder de uma facção criminosa de Manaus. Luciane ficou famosa após realizar visitas ao Ministério da Justiça e viajar a Brasília com despesas custeadas pelo Ministério dos Direitos Humanos, em 2023.

O casal foi condenado a dez anos de prisão por lavagem de dinheiroorganização criminosa e associação ao tráfico. Como a sentença transitou em julgado, não há possibilidade de recurso, e a pena deve ser executada imediatamente após a prisão.

O nome de Luciane já está registrado no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), e ela é considerada foragida da Justiça. Já “Tio Patinhas” está preso desde 2022.

A equipe de reportagem entrou em contato com a defesa de Luciane. Até o fechamento desta matéria, não houve resposta.

A “Dama do Tráfico” e o Ministério da Justiça

Luciane Barbosa Farias, conhecida como "Dama do Tráfico" | Reprodução
Luciane Barbosa Farias, conhecida como “Dama do Tráfico” | Reprodução

Luciane fazia parte de uma delegação de mulheres recebida pelo então secretário Nacional de Assuntos Legislativos, Elias Vaz. O encontro ocorreu a pedido da advogada Janira Rocha, ex-deputada estadual pelo PSOL do Rio de Janeiro.

+Bebê de 11 meses morre após agressões no Rio; padrasto e mãe são presos

Em nota, o Ministério da Justiça esclareceu que a reunião foi uma solicitação da Associação Nacional da Advocacia Criminal, com a presença de várias advogadas. O órgão também ressaltou que Luciane apenas acompanhou o grupo.

Vida de luxo financiada pelo crime

Luciane Barbosa Farias, conhecida como "Dama do Tráfico" | Reprodução
Luciane Barbosa Farias, conhecida como “Dama do Tráfico” | Reprodução

Luciane era estudante de Direito e dizia ser defensora dos direitos dos presos do sistema carcerário. Para o Ministério Público do Estado (MP-AM), ela era ligada ao tráfico de drogas e à facção criminosa comandada pelo companheiro.

Em 2023, a “Dama do Tráfico” teria comprado um carro, um apartamento de luxo em Pernambuco e inaugurado um salão de beleza com dinheiro legal, segundo acusação do MP-AM.

“Tio Patinhas” atrás das grades

Clemilson, está preso desde 2022 e já foi condenado a 31 anos e 7 meses de prisão por envolvimento direto com o tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Ele também foi apontado como mandante de vários assassinatos em Manaus. As execuções estão relacionadas pelo controle do tráfico na capital amazonense.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Vídeo: Imagem forte; Homem é executado na frente da família em Manaus

João Alves

PC-AM deflagra operação Discount Fake e prende 12 indivíduos por furto mediante fraude

Redação Am

No bairro Novo Aleixo, PMAM detém homem por porte ilegal de arma de fogo e mulher por desacato

Redação Am