Portal Uno Midias
Cidadania

Já estava tentando tirar o documento para ingressar em cursos”, diz estudante que tirou 1ª via do RG durante ação em Coari

A estudante Dhully Marcela Viana, 16, solicitou a 1ª via do Registro Geral na manhã desta sexta-feira (19/11) durante ação de cidadania realizada na Escola Estadual Prefeito Alexandre Montoril, no bairro Duque de Caxias, no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). A ação ocorre até sábado (20/11).

“Eu já estava tentando tirar o documento há muito tempo, pois estavam pedindo na escola, para fazer o PSC [Processo Seletivo Contínuo] e porque quero ingressar em cursos e a maioria deles pedem o documento de identidade”, disse a estudante durante a ação coordenada pela Secretaria Executiva de Cidadania da Sejusc (Secid).

A ação conta com emissão de 1ª via de Registro Geral e 2ª via de Registro Civil de Nascimento (RCN). Desde o início do ano, a Sejusc tem apoiado as ações com este serviço essencial para o exercício da cidadania.

Além de estudantes que estão ingressando no ensino superior, o foco da ação também é atender os pescadores que não possuem ou estão com o documento deteriorado para posterior cadastro junto ao Ministério de Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa) a fim de garantir o recebimento de benefícios como o seguro-defeso e o Auxílio Emergencial, pagos pelo Governo Federal.

De acordo com a secretária Mirtes Salles, a meta é atender duas mil pessoas no município com os serviços oferecidos pela pasta.

“Nossa missão é prestar serviços que atendam aos anseios da população amazonense. Em Coari, estamos colaborando com os estudantes que estão saindo do ensino médio e os pescadores que precisam solicitar os auxílios”, disse a secretária.

RELACIONADOS

No Dia da Juventude, Sejusc realiza exposição de artes em unidade socioeducativa

Redação Am

Sejusc prestigia o 25º aniversário do Conselho Estadual do Idoso

Redação Am

Sejusc divulga resultado preliminar de edital com fomento para 26 instituições que atuam com Pessoas com Deficiência

Redação Am