Para fortalecer e expandir a produção agrícola, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entregou, durante o ano de 2022, mais de 11,7 mil kits da agricultura familiar para as regiões que possuem potenciais produtivos dos 61 municípios, e a capital, Manaus. Os kits são compostos por sementes e mudas, e tem a finalidade de incentivar e atender os produtores rurais.
A ação de entrega dos kits faz parte do Programa Agro Amazonas, lançado pelo governador Wilson Lima em 2020, para reforçar o desenvolvimento do setor primário, buscando diversificar a matriz econômica do estado e ampliar a geração de emprego e renda, principalmente no interior do estado.
O secretário titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior ressalta que a entrega dos kits vai fortalecer o setor primário no Amazonas, além de valorizar o trabalho do homem do campo, incentivando a produzir com sustentabilidade.
“A fruticultura tem um potencial imenso no Amazonas, temos sol, chuva e um povo trabalhador. Possuímos todas as condicionantes para produzirmos com qualidade de forma sustentável, preservando e conservando a floresta em pé”, diz Petrucio.
Em 2022, foram entregues 2,3 mil kits de sementes compostos por hortaliças, frutíferas e grãos; mais de 6,5 mil kits de sementes de açaí; aproximadamente 1,4 mil kits de citros compostos por mudas de limão e laranja e 1,5 mil kits de muda de café.
Ao todo, foram beneficiados mais de 11,7 mil agricultores familiares de 61 municípios do estado, e da capital, Manaus. Cada produtor recebeu um kit.
Os agricultores beneficiados foram identificados de acordo com o potencial produtivo de cada município, que estão inseridos dentro dos projetos prioritários do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam).
“Representando os agricultores, é gratificante receber as mudas de citros do poder público estadual, ver esses reconhecimentos aos produtores, eles se sentem valorizados, esse é o caminho”, afirma Cláudio Decares, presidente da Associação Amazonense de Citricultores (Amazoncitrus), que recebeu kits da agricultura familiar em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), no mês de agosto deste ano.