Portal Uno Midias
Cidade

Investimentos da prefeitura garantem mobilidade e inclusão social no transporte público para idosos

O transporte público é um aspecto fundamental para a qualidade de vida nas cidades, e investir nessa área é essencial para garantir a mobilidade de todos os cidadãos, especialmente os idosos. Na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus tem se dedicado para realizar investimentos significativos no setor de transporte, com o enfoque especial no benefício às pessoas que possuem mobilidade reduzida.

Para atender e proporcionar o acesso que os usuários merecem, uma das principais prioridades da prefeitura é tornar o transporte público acessível a todas as pessoas, independentemente de suas limitações físicas. Para os idosos, que muitas vezes enfrentam dificuldades de mobilidade, essas melhorias são especialmente importantes nos coletivos, plataformas e terminais de ônibus da cidade.

Desde o início da gestão do prefeito David Almeida, a prefeitura já comprou 250 novos ônibus e até o final de 2024, serão mais 350 novos ônibus que vão chegar a reforçar a frota dos coletivos. Também estão sendo realizadas a adaptação dos ônibus, garantindo a presença de rampas de acesso, ar-condicionado em todos os coletivos, elevadores para cadeiras de rodas e assentos reservados para idosos.

“O investimento da prefeitura em ônibus novos em Manaus é um compromisso do prefeito David Almeida e também exemplo valioso de priorizar a acessibilidade e o bem-estar dos idosos no acesso ao sistema de transporte urbano. Ao fornecer veículos modernos e adaptados, estamos garantindo que essa parcela da população tenha um transporte seguro, confortável e inclusivo, promovendo assim e qualidade de vida”, explicou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins.

Os terminais de integração estão sendo reformados e recebendo a modernidade que a população merece. A prefeitura entregou o Terminal 2, localizado no bairro Cachoeirinha, zona Sul, totalmente revitalizado. O espaço foi contemplado com a reforma dos banheiros, pintura, aplicação do piso tátil para reforçar a segurança de pessoas com mobilidade reduzida e idosos, tvs de Led para informar o horário dos ônibus e câmeras de leitura fácil, que estão reforçando a segurança dos usuários e combatendo delitos. São modernidades e investimentos que os passageiros precisam para ter uma viagem com conforto, segurança e qualidade.

Gratuidade Idosos

Como parte desse investimento e renovação da estrutura no transporte público, a cidade de Manaus recebeu do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o auxílio financeiro para subsidiar a gratuidade do transporte público de idosos na capital.

O aporte financeiro, que soma, acrescido com seu rendimento R$ 14.156.846,78, foi instituído por meio da emenda constitucional 123/2022, que prevê a distribuição de R$ 2,5 bilhões em recursos da União para o custeio da gratuidade de maiores de 65 anos em sistemas regulares de transporte público coletivo urbano, semiurbano ou metropolitano no país.

Programas de Capacitação

Além dos investimentos em infraestrutura, a Prefeitura de Manaus tem promovido programas de capacitação para os motoristas e funcionários das empresas de transporte público através do setor de Educação e Operação do IMMU. Essas iniciativas visam conscientizar os profissionais sobre a importância de atender às necessidades específicas dos idosos, como paciência, atenção e respeito, como também de todos os usuários do modal.

Ao humanizar o atendimento e oferecer um serviço de qualidade, a prefeitura busca proporcionar aos idosos uma experiência positiva no transporte público, incentivando seu uso e promovendo a inclusão social.

Texto – Divulgação / IMMU

Fotos – Arquivo / Semcom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Mirante Lúcia Almeida e largo de São Vicente ganham novas perspectivas em desenho

Redação Am

Prefeitura oferta cem vagas para palestra sobre ‘Educação Financeira para Mulheres’

Redação Am

Prefeitura de Manaus aplica 30 toneladas de massa asfáltica no bairro Nova Esperança

Redação Am