O Azerbaijão observou na quinta-feira um dia nacional de luto pelas vítimas do acidente aéreo que matou 38 pessoas e deixou 29 sobreviventes feridos , enquanto aumentavam as especulações sobre a causa do desastre — incluindo se possíveis operações de defesa aérea russas podem ter desempenhado um papel.
O Embraer 190 da Azerbaijan Airlines estava a caminho da capital do Azerbaijão, Baku, para a cidade russa de Grozny, no Cáucaso do Norte, na quarta-feira, quando foi desviado, por razões que ainda não estão claras, e caiu ao tentar pousar em Aktau, no oeste do Cazaquistão, após voar para o leste através do Mar Cáspio. O avião caiu a cerca de 2 milhas de Aktau.
Um oficial dos EUA disse à CBS News que há indícios iniciais de que um sistema antiaéreo russo pode ter atingido o avião. O oficial, que pediu para não ser identificado publicamente, disse que se essas indicações forem verdadeiras, isso ressaltaria ainda mais a imprudência russa em sua invasão da Ucrânia.
Imagens de celular circulando online pareciam mostrar a aeronave fazendo uma descida íngreme antes de se chocar contra o chão em uma bola de fogo. Outras imagens e fotos mostraram parte de sua fuselagem arrancada das asas e a metade traseira da aeronave deitada de cabeça para baixo na grama.