Portal Uno Midias
Amazonas

Internet via satélite: Após aval da Anatel para web da Starlink, Ministério das Comunicações aguarda agenda de Elon Musk no interior do AM

O Ministério das Comunicações confirmou ao Portal Norte que aguarda agenda do bilionário Elon Musk, para visita ao município de São Gabriel da Cachoeira, a 852 km de Manaus.

A expectativa é que Musk visite uma aldeia indígena no interior, após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizar no dia 28 de fevereiro o uso de internet banda larga via satélite da Starlink, empresa dele.

A concessão da licença é válida até 2027. A Starlink é subsidiária da SpaceX, companhia espacial de Elon Musk.

O Ministério das Comunicações deixou claro que ainda não há nenhuma licitação que libere a parceria entre governo federal e a Starlink, para a gratuidade da internet aos indígenas da cidade.

No Brasil, há somente um sistema de internet via satélite nas áreas mais remotas, que é o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

É ele o responsável por disponibilizar internet gratuita e de alta velocidade a 12.586 pontos espalhados por todo o país.

Entre as instituições beneficiadas estão escolas, hospitais, unidades básicas de saúde, comunidades indígenas, quilombolas, entre outras. É operado e controlado pela administração federal, em uma parceria entre a Telebras e os Ministérios das Comunicações e da Defesa.

*Com informações de Portal Norte de Notícias/Foto: Divulgação

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Núcleo do Consumidor da DPE-AM realizou 9,4 mil atendimentos nos dois últimos anos

Redação Am

Idam firma parceria com conselho Indígena para fortalecer agricultura familiar no Baixo Amazonas

Redação Am

Governador sanciona lei que estimula desenvolvimento de startups no Amazonas

Redação Am