Portal Uno Midias
Amazonas

Instituições que atuam em defesa das pessoas com deficiência visitam o Teatro Amazonas

Durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência (de 21 a 28/08), o Teatro Amazonas oferece uma programação de visitas direcionadas a instituições que atuam em defesa das pessoas com deficiência. Até sábado (28/08), estão agendadas a Associação de Pais e Amigos Down no Amazonas (Apadam) e Federação das Apaes do Estado do Amazonas (Feapaes).

Na quinta-feira (26/8), um grupo do Instituto Amazonense de Inclusão (IAI) visitou o Patrimônio Histórico. Segundo Marssiclea Brito, da Assessoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a pasta trabalha com diversos tipos de atendimento a pessoas com deficiência (PCDs).

“Nosso objetivo é tornar cada vez mais nossos espaços e programações inclusivos. Fazemos recepção em visitas mediadas, prestamos serviços de interpretação de Libras e audiodescrição nos equipamentos culturais administrados pelo Governo do Amazonas”, comentou a assessora.

Inclusão – Marta Gomes Bezerra, representante do IAI, falou sobre o amor e dedicação ao filho, Marcelo, que tem síndrome de Down, e a importância que a inclusão tem para pessoas com deficiência.

“É importante porque eles têm conhecimento. Muita gente talvez não saiba, mas eles sabem o que é bom e o que não é, o que pode e o que não pode. Então, conhecer o Teatro Amazonas, é um sonho! Nós, mães, temos que lutar pelos direitos dos nossos filhos. É um direito deles de ir aonde eles quiserem e fazer o que eles quiserem”, pontuou.

Marta ressaltou ainda que não é apenas nesta semana que deve ser falado sobre inclusão.

“Eles estudam, eles se divertem, eles participam de tudo. A inclusão é muito importante, pois não é apenas essa semana, são todos os dias. Todo dia tem que ser um dia de inclusão”, reforçou.

Aline Moraes, turista do Rio de Janeiro, acompanhou a visita mediada e falou sobre a experiência.

“Gostei da oportunidade. A gente soube através de divulgação que teria uma visita guiada para pessoas com deficiência. Cheguei ontem e dei essa sorte”, afirmou a carioca.

Aline, que é deficiente visual, contou que a descrição feita pelo guia do teto do salão nobre do Teatro Amazonas fez toda a diferença durante a visita.

“O guia fez uma explanação muito mais detalhada, muito linda. Porque as outras pessoas estavam podendo ver e, para mim, foi muito importante a descrição dele”, comentou.

Nesta sexta-feira (27/08), as visitas continuaram no Teatro Amazonas, com a Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas (Apadam); e no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), com a Federação das Apaes do Estado do Amazonas (Feapaes).

FOTOS: Michael Dantas

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Circuito de exposições celebra 125 anos do Teatro Amazonas

Redação Am

Wilson Lima inicia entrega do Auxílio Estadual permanente em Itacoatiara, onde vai alcançar mais de 6 mil famílias

Redação Am

Agências da ONU reforçam atuação do Estado no combate à exploração sexual de meninas e mulheres no Festival de Parintins

Redação