As Entidades Estaduais de Administração do Desporto (EADs) que têm projetos para credenciar no Edital de Fomento Amazonas Olímpico, podem efetuar suas inscrições até a próxima quarta-feira (30/06). O objetivo é beneficiar entre 37 e 40 projetos, com valor de até R$ 40 mil, para cada um deles. O edital completo, com a lista de documentação, está disponível e pode ser conferido na pasta de download no site da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR) – www.faar.am.gov.br – com todos os anexos exigidos.
“Queremos alcançar projetos que devem beneficiar o futuro do esporte em nosso Estado. Acreditamos que as federações realizam os trabalhos de base, tanto na capital amazonense quanto no interior. Ao todo, o investimento chega a R$ 1,5 milhão. Todo o corpo técnico da FAAR está preparado para orientar as entidades, que necessitem de auxílio para protocolar seus projetos”, ressalta o diretor-presidente da Fundação, Jorge Oliveira.
A FAAR possui um setor específico para sanar eventuais dúvidas e questionamentos com relação ao chamamento público às modalidades olímpicas. As entidades devem possuir um plano de trabalho que busque incentivar o desporto educacional, de rendimento, de participação ou de formação; que atendam no mínimo 30 atletas ou 10 paratletas, e no cronograma precisa-se constar a prestação de contas. Dentre os critérios, será exigido que as entidades não estejam com irregularidades fiscais, de acordo com o que prevê a Lei Pelé, Lei nº 9.615/1998.
Para os requisitos solicitados no edital, as entidades esportivas devem apresentar projetos voltados para a promoção de atividades e finalidade de relevância pública e social. Somente serão admitidos projetos que possuam dois anos, ou mais, de existência; experiência prévia na realização de projetos; a entidade necessita comprovar ainda instalações, condições materiais e capacidade técnica e operacional para o desenvolvimento das atividades.
O Plano de Trabalho deve ser entregue até dia 30 de junho, próxima quarta-feira, no setor de Protocolo da FAAR. Já o período de análise do projeto acontece de 1º a 8 de julho, com divulgação agendada por meio de edital no dia 9 de julho. E entre 1º de outubro a 30 de novembro de 2021 o plano deverá ser executado.
FOTOS: Mauro Neto / FAAR