Portal Uno Midias
Geral

Indígena carrega irmã grávida picada por cobra durante 2h para buscar ajuda na Terra Yanomami, em Roraima

Um indígena carregou nas costas a irmã grávida que havia sido picada por uma cobra jararaca para conseguir ajuda na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. O caso aconteceu nesta quarta-feira, 30.

O jovem, que mora na região da Comunidade Yaritobi, precisou andar por quase duas horas para chegar até o local de pouso de um helicóptero de resgate.

A informação foi divulgada em uma rede social pelo presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami.

De acordo com Hekurari, a jovem está grávida de aproximadamente três meses e no local onde a indígena vive não há posto de saúde.

“Isso é Saúde Indígena. Essa é a realidade dos Povos Yanomami. Realidade também dos Profissionais que desempenham um papel importantíssimo nas Comunidades”, comentou na rede social.

Hekurari explica que o rapaz usou um pedaço de cipó apoiado na cabeça, para conseguir distribuir o peso da irmã e carregá-la nas costas durante todo o trajeto.

Conforme o presidente do Condisi-YY, a jovem está estável e se recupera no Polo-Base Surucucu, considerado unidade referência na Terra Yanomami

“A paciente está estável e a gestação está no início, mas ela recebeu o soro antiofídico e está sendo observada pela equipe do posto de saúde”, explicou.

*Com informações de Portal Norte de Notícias/Foto: Divulgação/Condisi-YY

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Casal tenta tirar foto de gestação, mas cavalo risonho rouba a cena

Redação

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 12,8 milhões

João Alves

Prefeitura intensifica ações de educação em saúde no Dia Mundial de Luta contra a Malária

João Alves