Amazonas Politica

Indicação do Deputado Capitão Alberto Neto sugere que o limite do crédito consignado volte a ser de 40%, conforme o estabelecido na Lei nº 14.131, de 30 de março de 2021

A Indicação INC nº 43/2022, de autoria do deputado federal Capitão Alberto Neto, sugere ao Ministério da Economia a adoção de providências para que o limite do crédito consignado volte a ser aquele estabelecido na Lei nº 14.131, de 30 de março de 2021. Esta lei, de vigência temporária, chegou ao fim em 31 de dezembro de 2021 e estabelecia o percentual de 40% de consignação para os aposentados e pensionistas, dando uma margem de 5% a mais ao percentual anterior máximo de 35%.

O aumento dos 5% deu-se através da aprovação da Medida Provisória 1006/20, de relatoria do Deputado Federal Capitão Alberto Neto, e se tornou a Lei 14.131/2021. Com o fim da vigência dessa lei, milhares de brasileiros perderam o acesso ao crédito barato, correndo o risco de entrarem em grandes endividamentos, já que o crédito consignado tem valor significativamente menor que as demais alternativas de contratação de empréstimos. A título de comparação, os chamados empréstimos consignados costumam ter taxas em torno de 2% (dois por cento) ao mês, enquanto o custo das linhas de crédito pessoal podem ser superiores a 20% (vinte por cento) ao mês. 

Diante dos fatos e para solucionar o problema, o Capitão Alberto Neto, apresentou propostas para que a margem dos 5% seja definitiva. Porém, como a situação é de urgência para muitas famílias brasileiras que necessitam de condições para suprir suas necessidades básicas, o deputado apresentou, no dia 09/02, a INC 43/22 que sugere, definitivamente, a adoção da margem de consignação de operações de crédito em folha de pagamento fixada em 40%.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep. Cap. Alberto Neto

Foto: Divulgação

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Em primeira agenda oficial do novo mandato, governador Wilson Lima recebe presidente da Alemanha

Redação Am

Atleta amazonense bate quatro recordes em Copa Norte de Natação

Redação Am

Equipe de basquete 3×3 conquista título inédito e garante vaga para Pan Americano, no México

Redação Am
Sair da versão mobile