Notícias Corporativas

Idosos podem solicitar Benefício de Prestação Continuada

O governo brasileiro oferece um auxílio para idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade econômica chamado Benefício de Prestação Continuada (BPC). O objetivo é garantir a subsistência desta parcela da população com uma renda mínima mensal.

Para ter direito ao BPC é necessário cumprir alguns requisitos, como possuir idade igual ou superior a 65 anos (no caso dos idosos), ou possuir deficiência física, mental, intelectual ou sensorial que impeça a participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Além disso, é preciso comprovar que a renda familiar per capita é inferior a um quarto do salário mínimo.

“Acredito que, muitas pessoas encontram-se em condições de receber o Benefício Assistencial garantido pelo Governo. Acontece que, na maior parte das vezes, elas não possuem os documentos corretos para fazer o pedido no INSS, o que gera um número muito grande de indeferimento”, afirma André Beschizza, especialista em benefícios do INSS.

Como solicitar e valores

Atualmente, o governo disponibiliza uma plataforma chamada MEU INSS – através dela, é possível realizar a solicitação do pedido do BPC. Além disso, é possível fazer o requerimento pelo teleatendimento, discando para o número 135, ou presencialmente, em qualquer agência do INSS.

O valor do benefício é fixo: um salário mínimo mensal, que atualmente é de R$ 1.302. O pagamento é feito mensalmente, sempre no mês seguinte ao mês de competência – por exemplo, o benefício referente ao mês de janeiro será pago no mês de fevereiro. O pagamento é realizado em conta bancária, em nome do beneficiário ou de seu representante legal.

“Outro detalhe muito importante para conseguir o Benefício Assistencial, tanto ao portador de deficiência, como ao idoso, é manter o CadÚnico (Cadastro Único) atualizado, pois este é banco de dados que o INSS utiliza para buscar informações sobre a pessoa que está fazendo o pedido do benefício e do seu também do grupo familiar”, conclui Beschizza. 

De acordo com o Portal da Transparência, do Governo Federal, há no país, atualmente, 5.254.002 beneficiários do BPC e uma verba estimada em R$ 20.225.168.255,78 para ser distribuída ao longo do ano.

Para saber mais, basta acessar: https://andrebeschizza.com.br/entenda-tudo-sobre-o-bpc/ 

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Quando a terapia se faz necessária na vida de alguém?

DINO

Como formar equipes de alta performance em empresas lideradas por mulheres

DINO

Companhia Circense leva espetáculo para escolas públicas

DINO
Sair da versão mobile