Portal Uno Midias
Cidade

Idosos começam a receber a terceira dose de vacina nesta quarta-feira, 15

Prefeitura de Manaus abre a nova etapa da campanha de imunização contra a Covid-19, nesta quarta-feira, 15/9, vacinando, com a terceira dose, os idosos que vivem em instituições de longa permanência da capital. As duas primeiras instituições a receberem as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) serão a Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, onde residem 116 idosos, e a Casa de Apoio São Vicente de Paula, na zona Oeste, que acolhe 22 idosos.

O anúncio da aplicação das doses de reforço em Manaus foi feito nesta segunda-feira, 13, pelo prefeito David Almeida, e a confirmação foi dada pela secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, em coletiva de imprensa na sede da Semsa, na zona Centro-Sul, na tarde desta terça-feira, 14, depois que as equipes técnicas da secretaria definiram novos detalhes do planejamento da aplicação da dose de reforço para a população idosa.

Shádia informou que existem aproximadamente 300 idosos em sete instituições locais de longa permanência e que as outras cinco serão visitadas nos próximos dias, encerrando o atendimento inicial a esse público. Ao mesmo tempo, começam a ser vacinados, na próxima sexta-feira, 17, às pessoas com idade a partir dos 70 anos, que tenham recebido a segunda dose contra a Covid-19 há, pelo menos, seis meses.

No total, 68,8 mil idosos já receberam as duas doses do esquema vacinal, desde que este grupo prioritário começou a ser vacinado, em 29/1 (a partir dos 80 anos) e em 5/2 (a partir dos 70 anos). 

Pontos

A vacinação dos demais grupos (adolescentes, pessoas que estão no prazo para a segunda dose e remanescentes de outras faixas etárias) segue de forma paralela e, por isso, segundo Shádia, a Semsa definiu que o horário e a capacidade de atendimento serão ampliados na sexta-feira, 17, e sábado, 18. “Temos a expectativa de que a procura seja muito grande nestes dias, inclusive porque há aproximadamente 100 mil pessoas completando, nesta semana, o prazo para receber a segunda dose”, observou.

Serão 41 unidades de saúde da rede municipal e seis pontos estratégicos coordenados pela prefeitura, além de outros sete pontos de grande fluxo que estão sendo definidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Na sexta-feira, todos funcionarão das 9h às 19h e no sábado, das 9h às 18h. A relação completa dos pontos estará disponível até quinta-feira, 16, no site da Semsa.

Para se vacinar, o idoso deve confirmar, no cartão de vacinação ou no site imuniza.manaus.am.gov.br, se tomou a segunda dose há seis meses ou mais e apresentar documento de identidade original com foto e CPF, além do cartão de vacinação.

Doses

Ainda de acordo com a secretária municipal de Saúde, o município irá receber remessas de vacinas suficientes para a dose de reforço dos idosos e que a vacinação dos demais, como nas etapas anteriores da campanha, será feita de forma escalonada. “Manaus é uma das capitais onde a campanha está mais avançada e isso é fruto de muita organização e planejamento”, destacou, citando que até o momento o município já aplicou 2 milhões de doses. 

Segundo ela, os avanços são discutidos pelas equipes técnicas da Semsa e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), que coordena a distribuição das doses de vacina no Estado. “Avançamos quando há disponibilidade de doses, sempre com responsabilidade para evitar que falte vacina para os públicos incluídos na campanha”, pontuou.

Sobre os próximos grupos a receberem a dose de reforço, mas ainda sem data definida, a secretária confirmou que serão os que têm alto grau de imunossupressão, conforme recomenda o Ministério da Saúde: quem tem imunodeficiência primária grave, os que fazem quimioterapia para câncer, os transplantados de órgãos sólido ou de Células Tronco Hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras e as pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4.

Related posts

Prefeitura de Manaus promove atividades no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Redação Am

David Almeida anuncia investimento de R$ 14 milhões no primeiro ‘Plano Safra de Manaus’

Redação Am

Prefeito destaca geração de empregos diretos e indiretos a partir de obras da gestão municipal

Redação Am