Portal Uno Midias
Amazonas

Idam reúne coordenadores de 21 projetos prioritários para definir estratégias de avanço das cadeias produtivas no AM

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) reuniu nesta quarta-feira (02/06), com os coordenadores dos 21 Projetos Prioritários (PP’s) elaborados pelo Instituto, os quais visam fortalecer a produção agropecuária e florestal nos 62 municípios do Amazonas. O objetivo foi definir um planejamento de execução das ações de assistência técnica, apoio ao fomento, instalação de Unidades Demonstrativas (UD’s) e apoio ao crédito rural para os próximos meses.

As ações estão sendo trabalhadas conforme as cadeias produtivas direcionadas para cada município, visando dar maior celeridade e eficiência na implementação de metas e atividades dos PP’s. Entre as 21 cadeias produtivas estão: abacaxi, banana, açaí, cacau, café, fibras, guaraná, pesca e piscicultura, bovinocultura, mandioca, agroecologia e produção orgânica, borracha, madeira manejada.   

De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, é importante planejarmos e organizarmos as ações que atendam às dificuldades dos agricultores de cada município.

“Em Borba, por exemplo, já conseguimos instalar um viveiro de açaí e distribuir mudas para aumentar a produção dessa cultura. A assistência técnica estará atuando no campo sempre aliada às novas tecnologias, como é o caso do açaí irrigado. Já está na nossa programação também uma visita técnica a Presidente Figueiredo nas áreas onde há tecnologia na atividade de pecuária”, disse Valdenor, ao destacar que é determinação do governador Wilson Lima aproximar o agricultor das políticas públicas de incentivo ao setor primário.

Segundo a gerente de Apoio à Produção Vegetal do Idam e coordenadora do Projeto Prioritário do Açaí, Anecilene Buzaglo, até o final do ano serão implantadas 14 Unidades Demonstrativas (UD’s) de açaí irrigado. “Os Projetos Prioritários estão em execução desde 2019 e já conseguimos alguns resultados. Em 2018, o Amazonas registrava um total de 21 agroindústrias e, hoje, já são contabilizados 28. E a nossa sistemática é obter resultados em todas as cadeias produtivas de potencial no Amazonas”, destacou Anecilene.

Entre os resultados alcançados na cadeia produtiva do açaí estão a implantação de 14 Viveiros Comunitários de Produção de Mudas de Açaí, três UD’s de Açaí Irrigado das espécies Euterpea Precatória (açaí do Amazonas) e Euterpea Oleracea (açaí do Pará) e mais mil hectares de açaí assistidos pelo Idam e cerca de 500 agricultores familiares e produtores rurais, nos 12 municípios que abrangem o projeto.

FOTOS: Divulgação Idam 

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Codajás e Beruri recebem visita da Faar para identificar soluções de desenvolvimento esportivo

Redação Am

Amazonas apresenta estabilidade em acidentes com animais peçonhentos nos últimos dois anos

Redação Am

Secretário de Segurança Pública participa de solenidade de passagem de comando da 12ª Região Militar

Redação Am