Portal Uno Midias
Amazonas

Idam promove capacitações para produtores rurais e crianças de Atalaia do Norte

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, na terça (10/08) e na quarta-feira (11/08), uma série de capacitações no município de Atalaia do Norte (distante 1.138 quilômetros de Manaus). Com foco nos temas Associativismo e Gestão de Liderança; Núcleo de Orientações Previdenciárias; e Meio Ambiente e Valorização de Ações Coletivas, as capacitações contaram com a participação de mais de 40 pessoas, entre produtores rurais e crianças.

As ações foram realizadas pela Gerência de Apoio à Organização de Produtores (Georp), com as participações da unidade local do Idam em Atalaia do Norte, Associação dos Agricultores Familiares de Atalaia do Norte (Assafan) e a Associação dos Produtores Rurais e Preservadores da Comunidade de São Rafael (APRPC).

De acordo com a gerente da Georp, Joyce Magalhães, a ação contribui para fortalecer o modelo associativista, melhora as relações internas e gestão das organizações.

“As organizações são uma alternativa para a inclusão social, uma oportunidade de crescimento coletivo e local. O trabalho realizado pela Georp também ajuda no conhecimento dos produtores sobre direitos sociais e benefícios previdenciários, como a aposentadoria, por exemplo”, informou a gerente.

Os objetivos das capacitações foram a melhoria na gestão administrativa e organizacional das associações, acesso a bens e serviços norteados pela democracia, solidariedade e responsabilidade. Todos os participantes receberam certificação ao final dos cursos de capacitação.

Capacitação para crianças – Com o objetivo de sensibilização sobre a importância da esfera socioambiental e cidadania, a Geop realizou, na quarta-feira, a capacitação sobre Meio Ambiente e valorização de ações coletivas para 20 crianças em Atalaia do Norte, cujos pais e responsáveis fazem parte da APRPC.

Segundo a gerente Joyce Magalhães, a dinâmica contou com filmes educativos e todos foram certificados como Protetores do Meio Ambiente. “A ação contribui, para que de maneira lúdica, respeitando a realidade e o modo de aprendizado, o sentimento de pertença e senso de corresponsabilidade sejam despertados”, enfatizou.

FOTOS: Divulgação/Idam

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Autoridades negam encontro de corpos de jornalista e indigenista

João Alves

Cartórios devem comunicar ao Ministério Público registro de nascimento feito por menores de 14 anos

Jamil Maciel

Adaf alerta produtores sobre obrigatoriedade da vacinação contra brucelose

Redação Am