Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Idam faz entrega da primeira DAP Jurídica em São Gabriel da Cachoeira

Na última terça-feira (21/06), o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) entregou, pela primeira vez, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) de Pessoa Jurídica em São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus).

A Associação Indígena da Etnia Tuyuka Moradores de São Gabriel da Cachoeira (Aeitum), criada em 2018, hoje conta com 82 associados e é uma das principais associações assistidas pelo Idam na região e comemora grandes conquistas em pouco tempo de vida. Agora, com a DAP Jurídica, a tendência é a organização se fortalecer ainda mais com os serviços que serão prestados.

Para o diretor-presidente do Idam, o engenheiro de pesca Tomás Sanches, a organização conquistou uma importante vitória, pois agora está apta a participar de chamadas públicas para itens da agricultura familiar, editais não reembolsáveis e deve ganhar ainda mais força nos próximos anos para fornecer alimentos para todo o Amazonas.

“Em se tratando de entidade indígena, essa associação também vai estar apta a participar da chamada pública da Seduc, das comunidades indígenas e tradicionais, a nível de Estado. Um grande avanço para a associação que cresce cada vez mais com o apoio do Idam”, explicou.

Para Cenaide Pastor Marques Lima, associado Tuyuka, a DAP Jurídica vai aumentar ainda mais o trabalho dos associados. “A DAP Jurídica vem para aumentar o poder de venda, conseguir mais acesso às políticas públicas e aumentar ainda mais o número de associados com DAP físicas”, enfatizou.

Capacitações

Vale ressaltar que, apesar de ainda estar em seus primórdios a trajetória de capacitação que a Aeitum fez via Idam, ao longo de seus poucos anos de existência, deram resultados expressivos para a organização. Entre as capacitações, estão: o plantio de hortaliças, mecanização, acesso a políticas públicas e avicultura, este realizado de modo online. Tudo isso com o apoio de técnicos e o gerente local que auxiliam na implementação após a capacitação.

Em 2020, através da organização e conhecimentos obtidos via Idam, a organização foi credenciada a participar do fornecimento de alimentos para o exército brasileiro através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Estado adquire 10 toneladas de banana de associação indígena

Redação Am

Governo do Amazonas apoia feira de ciências em Lábrea

Redação Am

Governo do Amazonas e Prefeitura de Presidente Figueiredo oferecem capacitação sobre segurança alimentar e manipulação de alimentos

Redação Am