Economia

Idam e Prefeitura de Atalaia do Norte firmam parceria para intensificar e desenvolver cadeias produtivas

Com o objetivo de dinamizar a economia local e executar estratégias de desenvolvimento rural sustentável para o município de Atalaia do Norte nos próximos meses, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) firmou parceria com a prefeitura local. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado na terça-feira (18/05), na sede da Câmara Municipal, pelo diretor-presidente, Valdenor Cardoso, e pelo prefeito Denis Paiva.

De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, o Instituto está executando um orçamento de R$ 100 milhões para fazer extensão rural e estruturar a frota com novos veículos (carros e lanchas). “Precisamos investir nesses veículos para alcançarmos os produtores de localidades distantes. Em muitas regiões, nossas estradas se tornam rios, a exemplo de Parintins. Estamos investindo em capacitação técnica, aquisição de sementes, mudas e insumos para ajudar o pequeno produtor a desenvolver sua atividade”, destacou.

O prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva, destacou a importância dessa parceria. “Vamos ajudar no desenvolvimento econômico da nossa população, tanto das comunidades ribeirinhas como dos nossos avicultores e piscicultores, para que possam tirar o seu sustento e dar uma vida melhor para suas famílias. Estamos trabalhando incansavelmente para investir em nossa cidade. A gestão do Idam e Prefeitura irá chegar aos lugares mais longínquos para apoiar essas famílias” disse o prefeito, ao destacar que a presença do Idam no município é resultado do compromisso que o governador do Amazonas assumiu com Atalaia do Norte.

Oficina em Atalaia do Norte – Nesta semana, o gabinete do Idam está no Alto Solimões para identificar e elaborar estratégias para o desenvolvimento socioeconômico e produtivo das famílias rurais de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte. O objetivo é melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), por meio de uma assistência técnica continuada, fomento, processamento da produção e apoio à comercialização

“Nessa semana estamos, no município, realizando a oficina de planejamento para melhorar a renda, dinamizar a produção local e oportunizar a garantia alimentar. Não tinha dúvidas que iríamos encontrar soluções por aqui mesmo. Temos um potencial espetaculoso, temos água doce abundante, uma floresta com madeira que pode ser manejada, avicultura caipira, e a fruticultura. Vamos desenvolver estratégias baseadas nessas potencialidades”, disse o presidente do Idam, Valdenor Cardoso.

O gestor da pasta e a comitiva de especialistas do Idam nas áreas de pesca, piscicultura, produção vegetal e animal retornam para Manaus na sexta-feira (21/05), com um planejamento estratégico que será aplicado nos próximos meses.

FOTOS: Divulgação/Idam

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Petrobras lança novo edital voltado para startups

Redação

Quatro cidades mineiras afetadas por desastres obtêm reconhecimento federal de situação de emergência

Brasil 61

Arroba do boi gordo está cotado em baixa em São Paulo

Brasil 61
Sair da versão mobile