Portal Uno Midias
Amazonas

Idam celebra o Dia do Trabalhador Rural e reforça seu comprometimento com produtores rurais do Amazonas

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) celebra, nesta quarta-feira, dia 25 de maio, o Dia do Trabalhador Rural, data em que se valoriza e comemora o trabalho realizado pelos homens e mulheres que atuam na produção de produtos da agropecuária. Com unidades locais em todos os municípios do Amazonas, o Idam atua ao lado do produtor com serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Para o diretor-presidente do Idam, Tomás Sanches, os trabalhadores e o setor primário contribuem consideravelmente com a economia do Estado, por meio da geração de emprego e renda nos municípios, além de garantir o abastecimento à mesa da população.

“Falar de produtor rural é falar de uma categoria da sociedade que tem uma importância significativa para o nosso estado, não só no ponto de vista econômico, mas também no social e no cultural. Não é para menos que em todas as ações do Governo do Estado o Idam sempre se faz presente com grandes ações, sejam através de entregas de documentações, seja também através dos projetos de captação de recursos para financiamento, junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), ou acesso aos editais de chamadas públicas”, disse Sanches.

O Instituto trabalha prezando pelo desenvolvimento sustentável do meio rural, atendendo principalmente os produtores familiares do estado. São 1.657 comunidades tradicionais, 131 comunidades indígenas, 262 associações e 29 cooperativas atendidas pelo Idam.

As ações do Idam incluem assistência técnica, emissão de Cartão do Produtor Primário (CPP) e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e elaboração de projetos para Crédito Rural.

Uma das beneficiadas é a agricultora familiar Raimunda Celice, moradora da comunidade PDS Cachoeira, no município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus). Para ela, o apoio do Idam foi uma forma de assegurar a melhora de sua qualidade de vida.

“O apoio do Idam com assistência técnica e emissão de documentos tem sido muito importante para garantir o meu acesso às políticas públicas do Governo, como o Programa Alimenta Brasil (PAB). Isso permitiu a mim e à minha família melhorarmos nossa qualidade de vida como agricultores familiares”, concluiu.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Em Jutaí, no AM, polícia apreende 51 cestas básicas desviadas da Funai

João Alves

Primeiro dia de reabertura para visitação turística no Teatro Amazonas tem vagas esgotadas

Redação Am

Idam oferece curso de boas práticas na produção de farinha a produtores indígenas de Tabatinga

Redação Am