O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) deu início, hoje (02/09), ao curso de mecanização agrícola no município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), no quilômetro 77, da AM-070. Ministrado pelo técnico em agropecuária do Idam, Luiz Alberto da Cruz Platini, o primeiro dia da programação contou com a participação de 18 pessoas, entre técnicos, engenheiros e agricultores.
A ação tem como objetivo capacitar produtores familiares da região para o uso de uma patrulha agrícola, composta por uma carroça acoplada para 4,5 toneladas, grade aradora, distribuidora de calcário, uma roçadeira e um trator de 75 vc, adquiridos através de convênios do Idam, por meio dos Programas de Pró-Calcário e Pró-Mecanização.
Segundo Amarildo Oliveira, gerente da unidade local do Idam em Manacapuru, “Essa iniciativa é importante para o aumento da produção, para a capacitação de replicadores dessa tecnologia no município de Manacapuru, além de auxiliar os profissionais do escritório local na condução dos programas Pró-Calcário e Pró-Mecanização’’, pontuou.
A partir do término da capacitação, serão iniciados os trabalhos de mecanização, com a finalidade de preparar cerca de 80 hectares de terra, a começar pelas comunidades Sê Tu Uma Benção, Bom Jesus e São Sebastião.
Programas – O Programa de Pró-Mecanização é uma linha de crédito subvencionada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado de Produção Rural (Sepror), conforme o termo de convênio n° 04/2015 (Sepror / Agência de Fomento do Estado Amazonas – Afeam / Idam).
O Pró-Calcário é um programa voltado para a correção da acidez do solo através da adição de calcário. Juntamente a isso, o Governo do Estado também tem trabalhado para que o setor primário tenha mais máquinas e equipamentos, a fim de aumentar a produtividade.
FOTOS: Divulgação / Idam