Cerca de 30 agricultores de comunidades rurais de Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus), participaram, na semana passada, do curso de Mecanização Agrícola realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), em parceria com a Secretaria Municipal de Produção e Agricultura (Semapa).
O objetivo foi capacitar agricultores das comunidades Estirão, Monte Santo, São José do Miriti e Santa Eva, na operação de tratores agrícolas durante os trabalhos de mecanização. As comunidades foram contempladas com tratores e implementos agrícolas, por meio de edital do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), cujos projetos foram assessorados pela Unidade Local do Idam de Manicoré.
De acordo com o técnico em agropecuária e instrutor do curso, Luiz Alberto Platini, os agricultores das comunidades estão tendo a oportunidade de aprender na prática sobre como manusear esses equipamentos. “Essas máquinas são potentes e deverão ser utilizadas com todo um planejamento. Conforme o projeto para aquisição dos equipamentos, a meta é mecanizar até dois hectares por unidade de produção familiar”, destacou.
“Nós da comunidade Monte Santo fomos beneficiados com um trator que está chegando agora. E esse trator veio para nos ajudar na agricultura, nosso trabalho na roça é pesado e só no cabo do terçado. E esse equipamento veio para somar e facilitar os trabalhos realizados na nossa comunidade”, disse o agricultor Marcelo Guimarães de Souza.
O curso teve duração de 40 horas e capacitou agricultores que têm como principais atividades os cultivos de melancia, banana e mandioca.
FOTOS: Divulgação/ Idam