Portal Uno Midias
Cultura

Hidratação: beber água é a melhor opção para controlar exageros nos dias de folia

O carnaval é um momento de alegria e descontração. Mas para curtir as comemorações sem prejudicar a saúde, é preciso ter alguns cuidados. Quando a festa começa é comum que alguns cuidados básicos sejam esquecidos pelos foliões. Nesses dias de agito, vale um alerta para aproveitar a folia sem ter problemas como a desidratação. Na opinião do nutricionista Artur Terra de Farias, toda a energia gasta durante a folia precisa ser recuperada com uma boa dose de hidratação. 

“O mais importante sempre vai ser a hidratação, então eu recomendo, no mínimo, 3 litros de água por dia para estar se hidratando e, se possível, tomar um gatorade e uma água de coco”, orienta.

Segundo a dermatologista Fernanda Seabra, beber muita água também é fundamental para manter a pele saudável. “A gente vê muitos casos de desidratação quando o paciente tem uma exposição mais prolongada ao sol”, comenta. Ela acrescenta que a quantidade de água ingerida deve ser aumentada, principalmente, se a pessoas estiverem expostas ao sol e às altas temperaturas. 

Para manter o corpo bem disposto e hidratado, também é importante caprichar na alimentação. De acordo com o Ministério da Saúde, a hidratação não está só na bebida em si. Ela também vem dos alimentos que são consumidos. Conforme a pasta, as frutas contêm entre 80% e 90% de água. Verduras e legumes cozidos ou na forma de saladas costumam ter mais do que 90% do seu peso em água. Quando a alimentação é baseada nesses alimentos e preparações, o órgão destaca que a pessoa consegue ingerir metade da água que é necessária.

A nutricionista esportiva Gabrielle Marques lembra que não basta beber um único copo de água. Ela explica que os foliões também precisam se preocupar com a quantidade ideal para aguentar os festejos.

“O consumo de água adequado é bem importante e as pessoas esquecem de tomar água na quantidade certa e têm até uma regrinha que pode ajudar: é só pegar o seu peso corporal e multiplicar pelo valor de 0,5. Aí você tem a quanidade de água adequada para você ingerir ao longo do dia”, explica.

A advogada Lorena Oliveira (33) mora em Brasília. Ela conta que sempre tem o cuidado de se hidratar durante o carnaval e após os festejos.

“Na semana do carnaval, quando estou curtindo o carnaval, bebo também, entrŵ²e uma bebida e outra, tomo bastante água. No dia seguinte tomo um café da manhã bem reforçado, bastante água e vitamina C”, relata.

Atenção com os sintomas de desidratação

O Ministério da Saúde recomenda pausas regulares para descansar à sombra e avaliar como está se sentindo para prevenir a exaustão pelo calor. Em caso de tontura ou cansaço, procurar imediatamente um local para sentar e hidratar-se, preferencialmente com uma bebida isotônica para repor os sais minerais.
 

Pixel Brasil 61

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

AMAZONAS: Lei Paulo Gustavo disponibiliza 87,3 milhões para estado e municípios amazonenses

Redação

Auxílio Estadual: profissionais da cultura têm até 25 de agosto para regularizar pendências no cadastro

Redação Am

Ministério da Cultura entregará 36 vans em localidades de baixa renda no projeto MovCEU

Brasil 61