Portal Uno Midias
Notícias Corporativas

Grupontapé levará teatro gratuito a vários bairros de Uberlândia-MG

O Grupontapé, cia de teatro de Uberlândia-MG, inicia, neste domingo, 27 de novembro, uma série de apresentações do espetáculo Balaio Popular de forma gratuita para a população da cidade. Os eventos fazem parte do projeto Manutenção do Grupontapé e Atividades Complementares, que teve início em 2020. A primeira apresentação será na Paróquia Matriz Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Laranjeiras, a partir das 20h30. A programação seguirá até o dia 11 de dezembro.

O projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e para a realização destas ações o grupo contou com o patrocínio do Grupo Maqnelson.

Segundo uma das diretoras do Grupontapé, Kátia Bizinotto, as atividades do projeto foram adaptadas no início de execução. “Nós o inauguramos em plena pandemia de Covid-19, quando as apresentações presenciais foram suspensas devido à doença. Então, nós adequamos o projeto para apresentações virtuais, por meio do canal do Grupontapé no YouTube”, conta.

Na primeira etapa, o projeto contemplou três espetáculos em repertório e quatro contos da atual pesquisa do Grupo. Além disso, foram realizadas seis atividades formativas, por meio de lives (oficinas, palestras, compartilhamento, bate-papo e workshop). “Após a pandemia, pedimos a ampliação do projeto para realizar mais atividades, sendo quatro oficinas e oito apresentações presenciais do espetáculo Balaio Popular em vários bairros de Uberlândia”, explica Kátia Bizinotto.

A parceria com o Grupo Maqnelson

Segundo Kátia Bizinotto, a parceria com o Grupo Maqnelson foi um feliz encontro por se tratar de uma empresa que preza pelos valores humanos e sociais, e que tem uma política consistente de incentivo à cultura e a diversos outros programas, com o objetivo de promover impactos positivos na sociedade. “Desde que iniciamos a parceria, o Grupontapé tem realizado algumas ações na Sociedade Eunice Weaver no Bairro Lagoinha, ONG assistida pelo Instituto Nelson Merola, do Grupo Maqnelson, somando esforços na sua missão de transformar a vida de jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio do conhecimento, do desenvolvimento humano e respeito ao meio ambiente”.

O espetáculo

Concebido na linguagem do teatro de rua, o espetáculo Balaio Popular do Grupontapé une a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de Belo Horizonte-MG, grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular.

É um espetáculo que mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo mineiro.

A peça, que tem duração de 30 minutos e conta com quatro atores em cena, acontece dentro do círculo de balaios, que é o espaço cênico e resgata a arte de contar histórias, valorizando a cultura popular por meio das lendas, parlendas, brincadeiras, provérbios, jogos e cantigas populares que perduram de geração em geração.

Programação

DIA 27/11/2022
Local Paróquia Matriz Nossa Senhora de Guadalupe
Avenida Iraque, 222 – Laranjeiras.
Horário: 20h30

Dia 29/11/2022
Escola Estadual Teotônio Vilela
Rua da Secretária, 384 – Planalto
Horário: 14h00

Escola Municipal Professor Mário Godoy Castanho
Rua Joaquim Roberto Souza, 508 – Tocantins
Horário: 16h00

Dia 30/11/2022
Escola Estadual Novo Horizonte – Educação Especial
Rua Ipanema, 396 – Patrimônio
Horário: 14h00

Dia 02/12/2022
Escola Municipal Professora Maria José Mamede Moreira
Rua do Garçom, 101 – Jardim das Palmeiras
Horário: 14h00

Dia 06/12/2022
Escola Municipal Professor Milton de Magalhães Porto
Rua do Serviço, 136 – Bairro Segismundo Pereira
Horário: 14h00

Escola Municipal Dr. Joel Cupertino Rodrigues
Rua da Unidade, 80 – Res. Integração – Dom Almir
Horário: 16h00

11/12/2022
Local: Sociedade Eunice Weaver de Uberlândia
Rua Quintino Bocaiuva, 2970 – Lagoinha
Horário: 10h00

 

 

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Seminário debaterá normas de contabilidade e de sustentabilidade

DINO

Em março, brasileiros gastaram US$ 1,1 bi com viagens internacionais

DINO

IBRI promove webinar “STF e a coisa julgada: impactos e desdobramentos”

DINO