Portal Uno Midias
Amazonas Politica

Grupo Gamma é homenageado em Sessão Especial da Aleam

Foto: Divulgação

O Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma) foi homenageado pelos 12 anos de serviços de amparo a mulheres em tratamento contra o câncer de mama, além dos serviços prestados à sociedade amazonense com uma Sessão Especial nesta sexta-feira (15), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
O deputado estadual João Luiz (Republicanos), autor da homenagem na Casa Legislativa, parabenizou a fundadora e diretora do Gamma, Oriona Ohse por criar um grupo que ajuda as mulheres a vencer a luta contra o câncer de mama.


 “Ao longo dos anos, a senhora Oriona vem plantando sementes para que famílias vençam obstáculos e fiquem alegres perante adversidades. Isso são motivos de aplausos, condecorações e elogios”, disse o parlamentar.
Conforme o republicano, indicativos serão realizados no Poder Legislativo para os governos do Estado do Amazonas, Federal e Municipal possam ajudar o Grupo Gamma.


“Para o ano que vem vou destinar emenda parlamentar para o Gamma, principalmente, por desenvolver trabalhos relevantes prestados ao Estado do Amazonas. A nossa equipe vai encaminhar um Projeto de Lei para conceder o Título Cidadã amazonense à diretora do grupo, Oriona Ohse”, destacou o deputado João Luiz.


Para o diretor-presidente da Fundação de Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), mastologista Gerson Mourão, essa homenagem tem um ponto de vista social importantíssimo para o Estado.
“Nós estamos sempre de portas abertas para o Grupo Gamma e também estamos à disposição de outras Organizações não Governamentais (OnG). O deputado João Luiz tem uma visão médica e social, e essa ação do Grupo Gamma aqui na Assembleia Legislativa  tem um impacto muito positivo, ou seja, é uma homenagem grandiosa”, frisou Mourão.


Oriona Ohse afirmou que é muito importante o reconhecimento do trabalho do Gamma, principalmente, com as mulheres que são acolhidas na FCecon e no grupo.


“Todo dia é dia de combater o câncer, todo dia é dia da mulher, todo dia é dia do ser humano, então, precisamos estar 24 horas empenhados com a nossa vida para plantar sementes para as outras pessoas que necessitam de apoio. A prevenção deve acontecer todo dia e não só no mês de outubro”, explicou Ohse, que indicou a construção do Hospital do Amor de Manaus para atendimento de pessoas com câncer.


De acordo com a deputada Terezinha Ruiz (PSDB), Oriona luta há muito tempo com o Grupo Gamma pelas mulheres do Estado e a homenagem é mais que justa.


“Nós reconhecemos que a Oriona não pensa só nela, mas principalmente nas outras mulheres que estão passando por um momento difícil, onde é dado apoio, o ombro amigo e até choro junto com essas mulheres. Oriona é uma mulher guerreira e sensível a essa causa”, discursou a parlamentar.


A solenidade também contou com representantes da coordenadora do Centro de Referência da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Eliana Domingues, capitã da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Franciane Oliveira, comandante da Ronda Maria da Penha, tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Aline Almeida, a assistente social Neide Negreiros, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), professora Maria Luíza, que é vice-presidente do Lar das Marias, capitã de Corveta da Marinha do Brasil, Bárbara Carvalho e dentre outras autoridades.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep. João Luiz

Foto: Divulgação

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Idam inicia 3º módulo de curso de Capacitação de Agentes de Desenvolvimento Organizacional

Redação Am

Em reunião com parlamentares alemães, Wilson Lima destaca importância do apoio de países mais ricos para preservação da Amazônia

Redação

Atleta amazonense é medalha de bronze na Copa Minas de Judô

Redação Am