O Plano Plurianual é o principal instrumento de planejamento de médio prazo das ações do governo
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), realizou, nesta quinta-feira (13/07), as oficinas de elaboração do Plano Plurianual 2024-2027 (PPA), junto aos órgãos e secretarias da administração estadual direta e indireta.
O evento que iniciou na segunda-feira (10/07)na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), e se estende até o dia 20 de julho, tem o objetivo de orientar equipes técnicas de Planejamento Estado, por área de resultado (ou área temática) envolvidas com a construção do PPA.
A chefe de Departamento de Planejamento da Sedecti, Arlete Viana, recebeu equipes setoriais para a oficina de elaboração do novo PPA e destacou que, por meio das oficinas, é repassada a base teórica, visando a aplicação correta da metodologia que tornará viável o novo plano, além de recomendações e apontamentos que devem ser melhorados.
“Queremos que os órgãos estejam alinhados e no momento de inserir estes dados, que vai ocorrer depois destas oficinas, no dia 3 de agosto, estejam com seus projetos de lei prontos”, pontua.
Um diferencial deste ano é que o Departamento de Estatística e Geoprocessamento (Degeo) está participando diretamente, abordando de forma clara os indicadores e objetivos do programa. Além disso, a Secretaria de Orçamento da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz) esteve no evento dando algumas orientações e tirando dúvidas para quando forem construir a Lei Orçamentária Anual (LOA).
Outras capacitações
A partir de amanhã (14/07) até quinta-feira (20/7) ocorrerão as reuniões virtuais para alinhamento com as equipes dos poderes Legislativo e Judiciário, que também compõem essa ferramenta.
PPA
O Plano Plurianual é o principal instrumento de planejamento de médio prazo de ações do governo, abrangendo de forma regionalizada as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública. Definir com clareza metas, prioridades e resultados esperados, além de organizar as ações, dar transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos, estão entre os principais objetivos do PPA.
Entre as três diretrizes de Governo do Amazonas para o próximo PPA estão Qualidade de Vida, Desenvolvimento Sustentável e Modernização da Gestão Pública.
Fotos: Bruno Leão/Sedecti