Portal Uno Midias
Manaus

Governo participa de audiência pública sobre retomada do projeto Manta-Manaus

O Governo do Amazonas participou de uma audiência pública com autoridades brasileiras e equatorianas para discutir a retomada do Projeto Multimodal Manta-Manaus. O debate foi realizado nesta segunda-feira (10/4), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O projeto visa unir as cidades de Manta, no Equador, e Manaus, no Brasil, por meio de uma rota que combina o transporte marítimo, ferroviário e rodoviário.

Representando o governador Wilson Lima na audiência, o secretário executivo de Mineração, Energia, Petróleo e Gás (Semep), Marco Villela, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), destacou que para as comunidades locais envolvidas no trecho, a iniciativa pode trazer benefícios econômicos e sociais, como a geração de empregos e o aumento da circulação externa de mercadorias na região.

“Achamos importante a participação do Governo do Estado nessa discussão, pois é mais uma via que vai propiciar a exportação de produtos do Amazonas, principalmente do nosso polo industrial, para o mercado Asiático com custo e tempo reduzidos, por isso estamos aqui para cumprir a determinação do governador Wilson Lima que é de buscarmos alternativas para que a nossa economia seja fortalecida”, destacou Villela.

Autor da audiência pública, o deputado estadual Sinésio Campos, disse que com a execução do Projeto Manta-Manaus o transporte de cargas oriundas da Ásia chegaria até o porto de Manta, depois seguiriam de estrada rodoviária até a cidade equatoriana de Providência, de lá até Letícia na Colômbia e por fim, Tabatinga, no Amazonas. Dessa forma, o custo de transporte seria diminuído e o tempo encurtado em 25 dias. 

“O projeto é uma parceria entre os governos do Equador e do Brasil, além de contar com o apoio de empresas privadas dos dois países. O objetivo é utilizar a hidrovia Amazônica como principal via de transporte, conectando o Porto de Manta, no Oceano Pacífico, até a cidade de Manaus, na região central da Amazônia brasileira”, explicou o deputado. 

Fotos: Danilo Mello/Aleam

Contatos para a imprensa: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação: Asafe Augusto (92 98402-0280 – WhatsApp)

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Wilson Lima lança Governo Presente, programa que leva serviços do Estado para mais perto da população

Redação Am

Adepam destaca importância da inclusão de pessoas com autismo na área Defensoria Pública

Jamil Maciel

Pescador morre afogado após mergulho no rio negro na noite desta terça, em Manaus

João Alves