Economia

Governo lança política para conservação e uso sustentável de recursos para alimentação, agricultura e pecuária

https://brasil61.com/rails/active_storage/blobs/eyJfcmFpbHMiOnsibWVzc2FnZSI6IkJBaHBBMm5iQWc9PSIsImV4cCI6bnVsbCwicHVyIjoiYmxvYl9pZCJ9fQ==--769571cd8c190aaa3d0ca3cfff553af3678f35b2/BRAS2412038A

Por meio de decreto, o governo federal instituiu a Política Nacional de Conservação e Uso Sustentável dos Recursos Públicos Genéticos para a Alimentação, a Agricultura e a Pecuária, na última quinta-feira (4). 

Entre outras medidas, a norma visa a conservação, o uso sustentável e a valorização dos recursos genéticos para a alimentação, agricultura e pecuária. A política objetiva também garantir a soberania e a segurança alimentar e nutricional do país, além de ampliar o conhecimento dos recursos genéticos e a base genética dos programas desenvolvidos por instituições de pesquisa. 

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), das seis mil espécies de plantas cultivadas para a alimentação, apenas nove espécies representam 66% da produção agrícola mundial. Tal concentração significaria um risco para a segurança alimentar. 

A coordenação da política será feita por três ministérios. Além do Mapa, os ministérios de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas também vão liderar a iniciativa. 
 

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Dólar sobe para R$ 5,24, após dados sobre inflação nos EUA

Jamil Maciel

Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 9

Redação

Governo do Estado garante R$ 72,9 mil em crédito e regularização a produtores rurais do Médio Solimões 

Redação
Sair da versão mobile