Amazonas

Governo do Estado entrega equipamentos para cozinha artesanal à Associação das Donas de Casa do Amazonas

O Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), entregou, nesta terça-feira (27/07), equipamentos para a Associação das Donas de Casa do Estado do Amazonas (ADCEA). O fomento, no valor de R$ 73.390,53, é oriundo de edital do FPS para o setor social e abrange materiais permanentes e equipamentos para a cozinha artesanal, que irão beneficiar cerca de 200 donas de casa, por meio de capacitações promovidas pela instituição. A entrega ocorreu na sede da associação, no bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus.

A secretária executiva do FPS, Kathelen Braz, esteve no local representando o governador durante a entrega. “É um prazer imenso conhecer as atividades da ADCEA, e poder estar aqui por meio do Fundo de Promoção Social, representando o governador Wilson Lima e a primeira-dama Taiana Lima, para realizar a entrega de vários equipamentos para a cozinha artesanal. Esses equipamentos irão possibilitar o aumento das atividades oferecidas pela associação, além da melhoria na renda familiar das mulheres donas de casa da comunidade”, destacou Kathelen.

A presidente da ADCEA, Neuda Maria, destacou a importância que os equipamentos irão fazer para a economia das donas de casa da comunidade.

“Hoje recebemos uma série de equipamentos e insumos para organizarmos uma cozinha semi-industrial aqui na sede da ADCEA, para capacitar as donas de casa, em especial as chefes de família, na área de produção de alimentos, pães, doces, licores e outros. Todas nós estamos muito gratas ao Governo do Estado, representado pelo o nosso governador Wilson Lima, pois com este benefício, que recebemos por meio de edital, iremos oportunizar a qualificação, geração de renda  e melhorias de vidas de muitas  mulheres”, afirmou a presidente.

Entre os equipamentos entregues à ADCEA estão assadeiras, balança de cozinha de 5kg, cilindro laminador, conservador vertical, exaustor 40cm, fogão 2 bocas, forno minichef 400g, freezer horizontal, liquidificador, mesa inox, seladora, amassadeira rápida, balança de 20kg, batedeira planetária, condicionador de ar split 24 BTUs, modeladora para pão e tacho para fritura, além de materiais de consumo.

Objetivo – Com a aquisição de equipamentos modernos e eficientes, a ADCEA irá dotar a montagem de uma cozinha que será utilizada como espaço para a capacitação de 200 donas de casa no período de 12 meses, com a execução de oito cursos visando a produção artesanal de doces, conservas, bolos, biscoitos, pães e outros produtos.

A formação irá possibilitar às participantes comercializar produtos em feiras comunitárias e outros eventos de empreendedorismo coletivo, e permitir a elas obter uma renda pessoal e/ou familiar de 40%, além de garantia do acesso pós-capacitação a um ambiente adequado para o preparo de suas produções.

Entidade – A Associação das Donas de Casa do Estado do Amazonas (ADCEA) tem como missão a defesa e proteção dos direitos das mulheres, em especial as donas de casa, além de assistir mais de 1.000 associadas. A instituição estende atendimento ao público que busca serviços em suas instalações.

A ADCEA atua para melhorar as condições de vida dessas mulheres por meio da qualificação para a geração de renda, distribuição gratuita de cartilhas, guias e folders contendo informação sobre os direitos da mulher, das trabalhadoras domésticas vítimas de violência doméstica e familiar, entre outras atividades.

FPS – O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza atua fomentando projetos autossustentáveis, de geração de emprego, renda e inclusão social, que garantem os direitos dos idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência e pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

FOTOS: Breno Brandão

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

CEDCA assina termo de cooperação com a Assembleia Legislativa

Jamil Maciel

Ipaam participa da 43ª edição da Expoagro

Redação Am

No Amazonas, 13 municípios já vacinam população com 18 anos de idade ou mais

Redação Am
Sair da versão mobile