Portal Uno Midias
Oportunidades

Governo do Estado discute e propõe soluções para os problemas da Amazônia, em evento na Colômbia

O evento “Desafios e Oportunidades para os Centros Urbanos da Amazônia” é promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Representado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcellus Campêlo, o Governo do Amazonas participa, desde quinta-feira (06/07), do encontro “Desafios e Oportunidades para os Centros Urbanos da Amazônia”. O evento é promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Letícia, na Colômbia.

O objetivo do encontro é identificar as necessidades e prioridades da região, em especial nas áreas de desmatamento e crimes ambientais, bioeconomia, direitos dos povos indígenas, saúde, educação, gestão da informação, ciência, tecnologia e governança. No encerramento, sábado (08/07), será apresentado para as delegações que participam do evento e mais os presidentes e ministros dos países da região, um documento resumindo as discussões realizadas e as possíveis soluções.

Classificado pelo BID como uma das ações de maior êxito financiadas pela instituição, no mundo, o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) foi um dos projetos que levou o Amazonas à Letícia.

Entre as alternativas encontradas para resolver alguns dos desafios propostos no evento, estão as soluções de moradia disponibilizadas para reassentamento e os investimentos em requalificação urbana e reflorestamento, a exemplo do que é desenvolvido no Estado.

Participam das rodadas de discussão, em Letícia, representantes de governos locais, estaduais e nacionais. “Governadores, prefeitos, organismos e instituições da Amazônia estão discutindo e refletindo sobre as melhorias para o desenvolvimento sustentável da região”, destaca Campêlo.

Apesar das diferenças regionais, diz ele, é consenso entre as delegações participantes, o desafio a ser enfrentado. Estima-se que vivam 47 milhões de pessoas na Amazônia, 2 milhões delas distribuídas em mais de 400 grupos de povos indígenas, 80 deles em isolamento voluntário.

Fotos: Divulgação/UGPE

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

IFAM lança edital do concurso público com 142 vagas

João Alves

Aprovados em concurso, 26 novos servidores são empossados no MPAM

Redação

Divulgação dos resultados do edital nº 002 do concurso da Semsa

João Alves