Governo do Amazonas

Governo do Estado decreta ponto facultativo na segunda-feira (06/09), véspera do feriado de 7 de Setembro

O Governo do Amazonas declarou ponto facultativo nas repartições públicas, autarquias e fundações do estado, na segunda-feira (06/09), ressalvados todos os procedimentos já agendados pelo Sistema Estadual de Saúde. A data antecede o feriado nacional de 7 de Setembro, na terça-feira.

O decreto leva ainda em consideração a necessidade de contenção de gastos com o funcionamento da máquina administrativa nos dias que intercalam fim de semana e feriados.

Fica determinado ainda que a Secretaria de Estado de Educação e Desporto promova a compensação das horas normais de ensino, conforme estabelece o disposto no artigo 3º da Lei Federal nº 662, de 6 de abril de 1949, se houver necessidade.

A Secretaria de Estado de Administração e Gestão deve, por sua vez, organizar banco de horas relativo ao ponto facultativo, com vistas a possíveis compensações pelos servidores do Poder Executivo.

Segurança – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informa que na segunda (06/09) e terça-feira (07/09), conforme decreto governamental, somente as Centrais de Flagrantes (1° DIP, 6° DIP, 14° DIP, 19° DIP, Deaai, Depca e DECCM – Plantão de Vulneráveis-PLV), irão funcionar em regime de plantão 24h. Os demais Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacias Especializadas retomarão suas atividades normais na quarta-feira (08/09), das 8h às 17h.

Já o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informa que não irá funcionar para atendimento ao público na segunda-feira (06/09), retornando na quarta-feira (09/09). O trabalho de fiscalização, no entanto, irá continuar durante todo o período, incluindo a programada para a saída das rodovias estaduais (AM-010 e AM-070), no sábado (04/09), e de retorno do feriado, na terça-feira (07/09).

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por sua vez, coordena, a partir da tarde desta sexta-feira (03/09), as ações da Central Integrada de Fiscalização (CIF). As operações, que neste período se estendem até a noite da próxima segunda-feira (06/09), tem como objetivo vistoriar e orientar estabelecimentos comerciais quanto às determinações do decreto governamental.

Locais promovendo aglomerações ou estabelecimentos comerciais que não estejam cumprindo as medidas sanitárias podem ser denunciados através do 190, do 181, o disque-denúncia da SSP-AM.

Social – A Secretaria de Estado, de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) informa que por conta do ponto facultativo de segunda-feira (06/09) e o feriado da Independência (07/09), os agendamentos por telefone realizados nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), nesta sexta-feira (03/09), serão marcados para quarta-feira (08/09).

Somente o Serviço Emergencial de Apoio à Mulher (Sapem) Centro-Sul funcionará na segunda-feira (06/09). Os demais atendimentos realizados pela Sejusc retornam na quarta-feira (08/09).

Espaços culturais – Na segunda-feira (06/09), os espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa não abrem para visitação. É o dia de manutenção semanal.

Na terça-feira (07/09), funcionarão para visitação, das 9h às 13h, somente o Teatro Amazonas e os centros culturais Palácio da Justiça e Rio Negro, no Centro Histórico de Manaus. No Teatro Amazonas haverá também a apresentação do espetáculo “Bolero”, do Corpo de Dança do Amazonas (CDA), às 20h.

O acesso à visitação e ao espetáculo acontece mediante agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). Também é necessário apresentar a carteira de vacinação contra covid-19.

FOTOS: Bruno Zanardo/Secom, Divulgação/Secom e Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas entrega terminal flutuante a comunidade indígena de Amaturá

Redação Am

Sema e ICMBio constroem acordo de cooperação para incentivar manejo em Unidades de Conservação

Redação Am

Governo do Amazonas divulga datas do pagamento de Auxílio Emergencial Pescador Artesanal

Redação Am
Sair da versão mobile