Portal Uno Midias
Manaus

Governo do Estado beneficia famílias com doações de frutas em ação emergencial da Seas e ADS, no bairro Lírio do Vale

Aproximadamente 150 famílias das zonas oeste e centro-oeste de Manaus foram beneficiadas pelo Governo do Amazonas com a doação de frutas nesta sexta-feira (21/05). A ação faz parte do programa “ADS Solidária”, e a execução conta com a parceria de diversos órgãos, como a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas).

Semanalmente, a Seas recebe da ADS a doação de frutas, verduras, legumes e alimentos prontos. A distribuição na ponta é feita justamente por entidades socioassistenciais que funcionam como braços do Governo do Estado nos bairros e comunidades. São essas instituições que conhecem o dia a dia das famílias em situação de vulnerabilidade e fazem a distribuição conforme o levantamento  socioeconômico dos cadastrados.

Atendida nesta sexta-feira pelo Instituto Alvorada do Estado do Amazonas (Iaeam), no bairro Lírio do Vale, a diarista Shirley Maria Silva da Rocha disse que a pandemia afetou a sua renda mensal, e que a doação garante na sua geladeira um item que dificilmente caberia no seu orçamento.

“Sou diarista, e um dia a gente tem trabalho, às vezes não tem. As coisas estão difíceis, até para se manter, e quando a gente encontra uma ajuda dessas a gente fica feliz. Eu vejo o trabalho (de doação) como muito bom, porque tem muitas pessoas que ganham um salário, mas pagam aluguel, água, e às vezes não têm como se alimentar de frutas”, disse.

Após receber uma caixa com frutas, Adriano Benjamim da Silva era a imagem da gratidão na porta do instituto. Ele disse que está desempregado, e o drama foi ampliado durante o período de pandemia. “Estou desempregado faz muito tempo, então recebo esse benefício com muito amor e carinho. A ajuda chegou em boa hora porque eu tenho uma filha e estava precisando”.

Braço do Estado – Dirigido pelas assistentes sociais Regislayne Pimentel e Ivânia Corrêa, o Iaeam atua na proteção básica, orientado em seis pilares: assistência social, educação, cultura, qualificação e geração de renda, esporte e lazer, e meio ambiente. A instituição tem como público-alvo os moradores do Lírio do Vale e entorno, como Nova Esperança, e Alvorada.

Nessa primeira ação do instituto, em parceria com o Governo, via Seas, foram distribuídos seis sacos de banana-pacovã, 18 caixas de banana in natura, seis sacos de tangerina, seis sacos de limão, 85 abacaxis e mais cinco caixas de banana-pacovã.

“O Instituto Alvorada é a extensão de um trabalho que o Governo já executa. Nós trabalhamos com ações sociais, cursos de qualificação de renda, gerando autonomia para o nosso público. Hoje nós estamos muito felizes porque a gente está firmando essa parceria com o Governo através dessa questão da alimentação. Toda essa doação que chega até nós chega até o nosso público”, disse Regislayne.

Segundo a diretora Ivânia Corrêa, a parceria com a Seas vai fortalecer o atendimento prestado às famílias, principalmente neste momento de pandemia da Covid-19. A instituição tinha originalmente 80 famílias cadastradas, mas com as doações de frutas o número chegou perto de 150.

“Com essa ação a gente alcança muito mais pessoas, muito mais pessoas estão conhecendo o nosso trabalho, e isso não seria possível se nós não tivéssemos essa grande parceria. Estamos aqui para somar com o Estado e complementar esse trabalho que já é executado”, concluiu Ivânia.

FOTOS: Miguel Almeida/Seas

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Flag Football: Times femininos se enfrentam em Campeonato Regional neste final de semana na Vila Olímpica de Manaus

Redação Am

Manaus deverá ganhar aquário de peixes amazônicos como atrativo turístico

Redação

Com apoio do Governo do Estado, projeto reaproveita garrafas PET para confecção de brinquedos e jogos

Redação Am