Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza entrega e execução do Programa Alimenta Brasil em Santo Antônio do Içá

O Governo do Amazonas deu início à execução do Programa Alimenta Brasil (PAB) e entregas de alimentos oriundos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) municipal em Santo Antônio do Içá (a 880 quilômetros de Manaus). A ação ocorre por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e a Secretaria Municipal de Produção e Alimentos da localidade.

A execução do PAB da Sepror iniciou no mês de setembro e se encerra em dezembro, tendo sido inserida neste ano a produção de 4,15 toneladas de pirarucu de manejo e 22 toneladas de produtos como banana-pacovã, banana-prata, banana-maçã, macaxeira, coentro, cebolinha, couve, chicória, jerimum, milho verde e melancia.

Já o PAA municipal, que teve início no mês de abril, contempla 77 familias de agricultores com frutas, verduras e legumes com o valor de R$ 500 mil. O programa será finalizado também em dezembro.

O PAA municipal tem como executor a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento e da Unidade Local do Idam.

Segundo a gerente da unidade local do Idam em Santo Antônio do Içá, Gilciane Plácido, o PAB da Sepror, no município, faz parceria com o programa municipal para compra e distribuição de alimentos para produtores familiares.

Ela salientou ainda o papel da unidade local no apoio a execução do PAB no município, no âmbito do planejamento e execução do programa e, principalmente na parte operacional, por estar diretamente envolvida no PAB em todas as esferas.

“Será disponibilizada renda às 16 famílias, com o pagamento da compra do PAB no montante de R$ 104 mil, e a produção é doada ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) que ao final atenderá 1800 famílias com a doação dos produtos em contribuição com a segurança alimentar e nutricional delas”, concluiu a gerente.

RELACIONADOS

Governo do Amazonas recebe 112.320 doses da vacina Pfizer

Redação Am

Governo do Amazonas avança na revitalização da pista de pouso de Pauini

Redação Am

Governo do Amazonas conclui obras no sistema viário de Santa Isabel do Rio Negro

Redação Am