Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza ação no Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos

No primeiro semestre de 2023 foram entregues 160 toneladas de frutas, legumes e verduras pelo PCODEPA

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou nesta sexta-feira (29/09), uma ação de sensibilização pelo Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, envolvendo servidores do Sistema Sepror e parceiros do Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos (PCODEPA), quando foram apresentados os resultados alcançados pelo programa no primeiro semestre de 2023, oferecidos serviços de saúde e degustação de alimentos produzidos a partir dos frutos, legumes e verduras (FLV) coletados semanalmente em feiras e mercados de Manaus.

Segundo o coordenador do Programa na Sepror, Felipe Miranda Marques, nos anos de 2019 a 2022, o programa arrecadou mais de 700 toneladas de alimentos, distribuídos entre 430 mil pessoas por 1.328 entidades de assistência social cadastradas.

“Estes números tendem a crescer substancialmente nos próximos anos, o que nos leva a reforçar sempre a importância da colaboração de todos os setores, para que possamos levar mais alimento de boa qualidade às famílias necessitadas de nosso estado, evitando que seja jogado no lixo a garantia de sobrevivência de centenas de pessoas, principalmente crianças. Nossa meta é estender o programa a outros municípios do estado no próximo ano”, disse Felipe.

No primeiro semestre de 2023 o Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos arrecadou mais de 160 toneladas de FLVs que foram entregues a 160 entidades assistenciais e distribuídos a mais de 75 mil pessoas.

Durante a ação os participantes puderam utilizar serviços de saúde como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e sessões de massoterapia, e o evento foi encerrado com a degustação de doces, sucos e pratos preparados a partir dos alimentos que fazem parte do que é arrecadado junto à feitas e mercados da capital amazonense.

Representantes de instituições atendidas pelo programa participaram do evento, entre elas o Conselho de Desenvolvimento Comunitário do Coroado (CDCC), Associação dos Idosos Unidos Venceremos (AIUV) e Associação Navezuarina.

Para Olga Urpax, vice-presidente do CDCC falou sobre a relevância do programa. “Este é um programa de assistência aos necessitados que deve ser preservado, ampliado e mostrado como exemplo de como combater a fome e educar quanto à prática de evitar o desperdício e garantir que não haja perda de tão preciosos alimentos que são vitais para a segurança alimentar de nossa gente que vive em situação de insegurança alimentar”.

FOTOS: Divulgação/Sepror

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas utiliza origamis como ferramenta pedagógica

Redação Am

Ramal da Cabeceira do Purupuru, no Careiro Castanho, recebe serviços de pavimentação

Redação Am

Cineteatro Guarany exibe dois documentários de cineastas brasileiros com temáticas similares

Redação Am