O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), realiza, na quarta (27/10) e na quinta-feira (28/10), a 13ª Conferência Estadual de Assistência Social. Com o tema “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir Proteção Social”, o encontro vai reunir delegados dos 62 municípios do Amazonas no Centro de Convenções Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, em Manaus.
O objetivo é abordar, avaliar e debater a aplicação da política de assistência social no estado nos últimos dois anos.
“É um espaço democrático onde debatemos com o governo e representantes da sociedade civil. Vamos discutir as políticas públicas e avaliar sua execução, além de discutir novas propostas e avanços da área”, explicou Delmarina Silveira, secretária executiva do Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas).
Segundo a titular da Seas, Alessandra Campêlo, a conferência terá a participação de representantes governamentais, gestores estaduais, municipais e federais, além de representantes de entidades socioassistenciais.
Durante os dois dias também serão realizados cinco debates temáticos relacionados à área. Entre eles, “Controle social: o lugar da sociedade civil no Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a importância da participação dos usuários”, que terá como expositor o conselheiro do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Carlos Nambu; e “Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social”, apresentado pela secretária adjunta da Seas, a assistente social Laudenise Oliveira.
FOTOS: Miguel Almeida/Seas