Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas promove oficinas de beneficiamento de pescado em Iranduba

O curso contou com mais de 30 pescadores artesanais profissionalizados

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), encerrou, na quarta-feira (03/05), as oficinas de beneficiamento de pescado com ênfase nos embutidos e retirada de espinha, oferecidos aos pescadores artesanais do município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).

A curso iniciou, na terça-feira (02/05), com a carga horária de 16h, e capacitou mais de 30 pescadores artesanais.

“O objetivo é capacitar os pescadores e pescadoras, visando agregar valor ao pescado e ter uma alternativa a mais de geração de renda, levando ao consumidor final um produto de qualidade e de fácil preparo”, afirma a técnica em recursos pesqueiros da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror, Nalva Santos.

O curso ocorreu em parceria com o Balcão de Agronegócios do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM); Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam); e a Associação dos Pescadores e Pescadoras Profissionais Artesanais de Iranduba (Aspepi).

Embutidos

É realizado um aproveitamento das espinhas que foram retiradas do tambaqui ou da matrinxã que seriam descartadas, passando por um processo de triturar a carne. O material é modificado para polpa de carne ou picadinho de peixe, e logo em seguida é transformado em subprodutos como linguiça, fishburguer, almôndegas, bolinho de peixe e entre outros produtos.

FOTOS: Divulgação / Sepror

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas lança revista com maior investimento realizado no setor primário

Redação Am

Governo do Amazonas abre postos de atendimento para beneficiários do Auxílio Estadual Permanente nos PACs

Redação Am

Governo do Amazonas realiza reforma da Casa de Maria em Itacoatiara

Redação Am