Governo do Amazonas

Governo do Amazonas promove mutirão de cirurgias de fissura labiopalatal e pediátricas

O Governo do Amazonas realiza, em outubro, dois mutirões de cirurgias para o público infanto-juvenil, de 0 a 17 anos. Os procedimentos para correção de fissura labiopalatal e cirurgias pediátricas serão realizados no Hospital Infantil Dr. Fajardo, unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). A expectativa é de que até 140 cirurgias sejam realizadas.

Pela quarta vez consecutiva, a unidade vai realizar a campanha de realização de cirurgias de lábios leporinos e fissura palatal, na Semana Nacional de Fissura Labiopalatal, que tem o tema Todos os Sorrisos são Lindos, de 4 a 8 de outubro. O objetivo é reduzir a fila de espera por esse procedimento na rede de saúde. O Hospital Infantil Dr. Fajardo é referência na realização desta cirurgia.

A triagem será realizada nos dias 28 e 30 de setembro, no horário da manhã e tarde. Serão atendidos cem pacientes, sendo que 45 devem ser encaminhados para realização de cirurgia durante a campanha e os demais entrarão na agenda de rotina da unidade. A campanha, além de suporte do Governo do Estado, é realizada em parceria com o Instituto Yaçuri da Amazônia. 

O diretor do hospital, Aly Nasser Ballut, disse que a meta de cirurgias deve atender crianças da capital, interior e até de outros estados. “Essa meta é para alcançar 45 crianças em uma semana de cirurgias. As crianças normalmente vêm do interior do estado, da capital, de outros estados como Roraima, Rondônia, além de comunidade indígena. As que excederem esse número vão ficar encaixadas para rotina que é feita no hospital. Toda semana é feito uma rotina de cirurgia”, explicou. 

Inédito – A unidade ainda vai realizar, pela primeira vez, mutirão de cirurgia pediátrica, atendendo pacientes com idade de 30 dias a 14 anos, 11 meses e 29 dias, para os procedimentos de herniorrafias inguinais e umbilicais; fimoses e lises de aderência prepucial; hidrocelectomias; varicocelectomias; frenotomias línguais; lise de sinéquia vulvar; e exéreses cutâneas (apêndice pré-auricular, dedos extranumerários não articulados, etc).  

A previsão é que cem cirurgias sejam realizadas entre os dias 18 a 22 de outubro. As consultas de triagem, com meta de atender 125 pacientes, serão realizadas entre os dias 13 a 15 de outubro. Essa campanha de cirurgias é realizada em parceria com a Sociedade Amazonense de Patologia Pediátrica (SAPP). 

No dia de abertura da triagem para este mutirão também será comemorado o Dia das Crianças na unidade. “No dia 13, no primeiro dia da triagem, será comemorado também o Dia da Criança aqui no Hospital Fajardo. A nossa meta nesse segundo plano das cirurgias pediátricas é alcançar cem crianças operadas em uma semana, de 80 a 100. A gente espera que seja cem, se Deus quiser”, informou o diretor.

Agendamento – Para os dois mutirões de cirurgias, as consultas devem ser agendadas com antecedência por meio dos contatos: (92) 3131-3606, 3131-3639, 3131-3623 e 98413-0887.

Para os pacientes oriundos do interior, o agendamento pode ser realizado pelo Serviço Social ou Casa de Apoio do município de origem. Os agendamentos também podem ser realizados na recepção do ambulatório do hospital, no horário de 9h às 15h.

Fotos: Rodrigo Santos/SES-AM e Arquivo/SES-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas realiza reunião com os grupos de trabalho do Fórum Amazonense de Petróleo e Gás Natural

Redação Am

“Um sentimento de liberdade”, comemora médica ao receber dose de reforço em ação do Governo do Amazonas

Redação Am

Governo do Amazonas oferece mais de 2,2 mil vagas para cursos de qualificação

Redação Am
Sair da versão mobile