O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), promove, nesta terça-feira (21) e na quarta-feira (22/03), cursos de capacitação de Caseiro Rural, em duas comunidades de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus).
A capacitação, com carga horária de 6h, ocorre nesta terça, na comunidade da Casa Branca. Já na quarta, ocorrerá na comunidade do Jericó. A estimativa é profissionalizar cerca de 60 agricultores familiares, das duas comunidades, que receberão certificado de conclusão do curso.
O curso é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento de Rio Preto da Eva (Sempa), juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam).
A chefe do Departamento Pedagógico da Sepror, Rose Torres, responsável pelo planejamento estratégico de cursos profissionalizantes aos produtores rurais em municípios do Amazonas, ressalta que em Rio Preto da Eva, ainda ocorrerão mais 10 cursos de caseiro rural em outras comunidades.
“Para promover o desenvolvimento do setor primário de Rio Preto da Eva, vamos promover cursos de caseiro rural em mais 5 comunidades da região. Profissionalizar os produtores rurais é um dos objetivos do Governo do Amazonas, para criar novos empreendedores no agro”, afirma Rose.
Caseiro Rural
O curso é voltado a profissionalizar o produtor/caseiro de forma eficiente na administração em propriedades rurais. Utilizando boas práticas dentro de um ambiente favorável, permitindo aumentar a produtividade do trabalhador do campo, levando os melhores resultados em suas atividades desenvolvidas, além de facilitar a inserção de novas tecnologias.
O curso engloba: utilização de equipamentos agrícolas, atividades econômicas, produtos utilizados no ambiente de trabalho, deveres e direitos do trabalhador rural, legislação trabalhista, planejamento da atividade rural, saúde e bem-estar do animal, primeiros socorros e entre outros.