Governo do Amazonas

Governo do Amazonas participa de evento para reativação do Conselho Nacional das Cidades

Reunião acontece em Brasília, com participação do secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, que irá integrar a Câmara Técnica de Saneamento 

O Governo do Amazonas, representado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, participa da 6ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional das Cidades (ConCidades), em Brasília. O evento, que começou nesta segunda-feira (06/11) e segue até quarta-feira (08/11), marca a reativação pelo Governo Federal do ConCidades.  

O órgão ficou desativado nos últimos seis anos e agora está retomando as atividades. Entre as principais pautas da reunião estão as tratativas para a realização da 6ª Conferência Nacional das Cidades, prevista para o primeiro semestre de 2024.   

Indicado pelo governador Wilson Lima para compor o ConCidades, Marcellus Campêlo foi empossado nesta segunda-feira e vai integrar a Câmara Técnica de Saneamento. Segundo ele, uma das prioridades relacionadas ao ConCidades, é a instalação dos conselhos estadual e municipais, considerando que os recursos federais estarão condicionados ao funcionamento desses órgãos por governos e prefeituras.  

De acordo com Marcellus Campêlo, o Conselho Estadual das Cidades, que nunca saiu do papel, será implantado no Amazonas. “Vamos também ajudar os municípios a instalarem os seus conselhos. É uma determinação do governador reunir os municípios em torno de assuntos importantes para o desenvolvimento urbano e ambiental do interior e da capital”, ressaltou.  

Presidido pelo ministro das Cidades, Jader Filho, o ConCidades reúne representantes dos poderes públicos federal, estadual e municipal, assim como entidades da sociedade civil organizada e da área empresarial. A função do conselho é tratar de temas como habitação, saneamento básico, mobilidade urbana, drenagem, resíduos sólidos e planos diretores, visando ao desenvolvimento das cidades no Brasil. 

Sobre o ConCidades  

O ConCidades é um órgão colegiado de caráter deliberativo e consultivo, integrante da estrutura do Ministério das Cidades. Ele desempenha um papel importante como instrumento de gestão democrática da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), e viabiliza a discussão contínua em torno das políticas urbanas, levando em consideração a autonomia e as particularidades dos diferentes setores envolvidos. 

 Sobre a Sedurb 

A Sedurb tem a missão de formular e implementar políticas públicas nas áreas de saneamento básico, habitação, energia e recursos hídricos, bem como a execução de projetos estruturantes. Os órgãos que fazem parte da sua estrutura são: Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama).   

Estão sob responsabilidade da Secretaria e órgãos vinculados, projetos importantes, que se destacam pelo pioneirismo, excelência, celeridade na execução e respeito às pessoas e ao meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento do Amazonas e para a qualidade de vida da população. Dentre eles, o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), o Programa de Saneamento Integrado do Interior (Prosai), executado em Maués e em implantação em Parintins, Ilumina+ Amazonas, Amazonas Meu Lar e Asfalta Amazonas.

Foto: Divulgação Sedurb/UGPE

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Fazenda Escola: Estudantes da rede estadual de Novo Airão participam de projeto prioritário do Governo do Amazonas

Redação Am

‘Recicla, Galera’: mais de 2 toneladas de resíduos produzidos pelo Festival de Parintins foram coletadas e recicladas

Redação Am

Arena da Amazônia será ponto de coleta de alimentos não perecíveis durante o jogo do Amazonas F.C.

Redação Am
Sair da versão mobile