Governo do Amazonas

Governo do Amazonas oferta cursos ao terceiro setor por meio do Cetam

Ampliar a oferta de cursos profissionalizantes no Amazonas tem sido a orientação do Governo do Estado ao Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). E para cumprir a determinação do governador Wilson Lima, a autarquia tem buscado firmar parcerias com diversos setores e segmentos.

Um desses segmentos é o chamado Terceiro Setor, que abriga Organizações Não-Governamentais (ONGs), associações comunitárias, clubes de mães, entre outros organismos sem fins lucrativos.

Nos últimos dois anos, o Cetam fechou parcerias com 87 organizações do terceiro setor e, em 2021, o órgão quer aumentar esse atendimento pelo menos três vezes.

Nesta semana, o Cetam deu início ao cumprimento dessa meta com um chamamento público para atrair mais organizações do terceiro setor. Para marcar a iniciativa, o diretor-presidente da autarquia, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, assinou cinco convênios com entidades filantrópicas.

“Ampliar a oferta de cursos é uma orientação do governador Wilson Lima. Uma das formas dessa ampliação são essas parcerias com entidades do terceiro setor, que iremos fortalecer ainda mais. O Cetam está de portas abertas e buscando mais entidades desse segmento para firmar acordos”, destacou o presidente.

Estiveram presentes na reunião e assinaram os termos de cooperação técnica com o Cetam as seguintes entidades: Visão Mundial, Cáritas Arquidiocesana de Manaus, Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas, Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas e Clube das Mães Nossa Senhora Aparecida.

Para Maurício Mendonça, representante do Clube das Mães Nossa Senhora Aparecida, a parceria com o Cetam é uma das ações de grande relevância à clientela atendida pela entidade.

“Quero agradecer ao Cetam pelo apoio e dizer que a situação do Clube de Mães pode ser avaliada antes e depois do Cetam. Muito obrigado pela oportunidade de fazer parte dessa parceria”, destacou o coordenador.

O diretor do Departamento de Relações Interinstitucionais do Cetam, professor Guilherme Sette, reforçou o chamamento para as entidades procurarem a instituição para buscar as parcerias.

“Queremos ampliar ainda mais as parcerias com as entidades do terceiro setor. E, para isso, estamos fazendo essa chamada”, ressaltou o diretor.

Financiamentos – O diretor-presidente do Cetam aproveitou a oportunidade para falar sobre a linha de crédito que os alunos e ex-alunos passam a contar, por meio da parceria firmada com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). Ele ressaltou que o acordo garante financiamento para abertura de negócios que vão R$ 5 mil a R$ 21 mil. “Essa é mais uma iniciativa do Governo do Amazonas para garantir educação profissionalizante e gerar emprego e renda no Estado”, ressaltou.

Parcerias – Além das parcerias com o terceiro setor (87), o Cetam também firmou termos de cooperação técnica com outros órgãos do governo, num total de 75 parcerias, e com instituições privadas que somam 46 acordos. Com isso, a autarquia tem 208 termos para a oferta de cursos firmados com diversos segmentos no Amazonas.

FOTOS: Cleudilon Passarinho/Cetam

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Estado e Caixa fazem reunião de alinhamento sobre contrato que vai viabilizar Subsídio Entrada do Meu Lar

Redação Am

Portal do Trabalhador: Governo disponibiliza núcleo de educação inovativa para qualificação de empreendedores em parceria da Setemp

Redação Am

Governo do Amazonas recebe castramóveis em sessão especial pelo Dia Mundial dos Animais

Redação Am
Sair da versão mobile