Com essa adesão Manacapuru será contemplado com recursos do programa que garante beneficiar produtores que podem perder sua produção agrícola
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural, inseriu na manhã desta segunda-feira (18/12), o município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) ao Programa Garantia Safra, do Governo Federal. No Amazonas, o programa começou a ser executado em 2021 e deve alcançar aproximadamente 19 municípios.
A formalização da adesão ao programa, aconteceu com a do representante da Comissão Estadual de Coordenação do Programa Garantia Safra, Heitor Liberato, o secretário Adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf/Sepror), pelo secretário de Agricultura Ronaldo Figueiredo e o prefeito Beto D’Angelo que finalizou a reunião assinando o termo de adesão ao programa.
De acordo com o coordenador do Garantia Safra, Heitor Liberato, a adesão do município ao programa possibilita aos agricultores mais condições de sobrevivência no campo “essa adesão vai auxiliar muito o agricultor familiar nesse momento de perda, quando ele precisa realmente da mão do governo para ajudar, ser auxiliado e ter condições boas para trabalhar no campo”, destacou.
O que é o programa
O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos à perda severa de safra por causa do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.
Após levantamento de dados sobre perdas agrícolas no estado, o Governo do Amazonas decidiu iniciar o programa na microrregião de Manaus devido à grande perda agrícola, excesso hídrico, estiagem além da microrregião do Madeira, onde as duas regiões foram as com mais perdas.
O Garantia Safra iniciou em 2021 nos sete municípios da microrregião do Juruá. Somando a adesão desses municípios, a microrregião do Juruá, microrregião do Madeira e microrregião de Manaus, já são 19 municípios sendo atendidos pelo programa. Em 2024, com previsões de uma longa estiagem, o programa pode levar aos 19 municípios mais qualidade devido às intempéries climáticas no estado.
Fotos=: Divulgação/Sepror