Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas insere Manacapuru ao Programa Garantia Safra

Com essa adesão Manacapuru será contemplado com recursos do programa que garante beneficiar produtores que podem perder sua produção agrícola

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural, inseriu na manhã desta segunda-feira (18/12), o município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) ao Programa Garantia Safra, do Governo Federal. No Amazonas, o programa começou a ser executado em 2021 e deve alcançar aproximadamente 19 municípios.

A formalização da adesão ao programa, aconteceu com a do representante da Comissão Estadual de Coordenação do Programa Garantia Safra, Heitor Liberato, o secretário Adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf/Sepror), pelo secretário de Agricultura Ronaldo Figueiredo e o prefeito Beto D’Angelo que finalizou a reunião assinando o termo de adesão ao programa.

De acordo com o coordenador do Garantia Safra, Heitor Liberato, a adesão do município ao programa possibilita aos agricultores mais condições de sobrevivência no campo “essa adesão vai auxiliar muito o agricultor familiar nesse momento de perda, quando ele precisa realmente da mão do governo para ajudar, ser auxiliado e ter condições boas para trabalhar no campo”, destacou.

O que é o programa

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos à perda severa de safra por causa do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

Após levantamento de dados sobre perdas agrícolas no estado, o Governo do Amazonas decidiu iniciar o programa na microrregião de Manaus devido à grande perda agrícola, excesso hídrico, estiagem além da microrregião do Madeira, onde as duas regiões foram as com mais perdas.

O Garantia Safra iniciou em 2021 nos sete municípios da microrregião do Juruá. Somando a adesão desses municípios, a microrregião do Juruá, microrregião do Madeira e microrregião de Manaus, já são 19 municípios sendo atendidos pelo programa. Em 2024, com previsões de uma longa estiagem, o programa pode levar aos 19 municípios mais qualidade devido às intempéries climáticas no estado.

Fotos=: Divulgação/Sepror

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas conquista o selo diamante, marca máxima do Programa Nacional de Transparência Pública

Redação Am

Liceu Digital abre inscrições para cursos on-line em dez municípios

Redação Am

Fapeam inicia as atividades do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência 2023

Redação Am