Governo do Amazonas

Governo do Amazonas inicia vacinação infantil e amplia testagem de Covid-19 em Iranduba

O Governo do Amazonas iniciou, neste sábado (22/01), a vacinação contra Covid-19 do público de 5 a 11 anos com comorbidade no município de Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus. O dia também contou com mutirão de vacinação para o público acima de 12 anos e a abertura de dois centros de testagem contra a Covid-19.

A cerimônia de abertura da vacinação infantil contou com a presença da diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP), Tatyana Amorim, e do prefeito do município, Augusto Ferraz. 

A diretora-presidente falou sobre parceria com a Prefeitura de Iranduba, e destacou a importância da aplicação da vacina em crianças, principalmente no grupo com comorbidades.

“A vacinação, nós sabemos que não é obrigatória, mas a vacina é um ato de amor, principalmente para o público infantil. Então aos pais que estão aqui hoje, no município de Iranduba, demonstraram o quê? Amor, porque a vacina, sendo a arma mais poderosa de combate a Covid, isso é uma demonstração de amor, cuidado e nada mais do que cuidar da saúde dessas crianças”, afirmou Tatyana.

A imunização deste público-alvo seguirá durante toda a semana no município. A meta é vacinar todas as 280 crianças que se enquadram no perfil em Iranduba, como o Adryano Carmo da Costa, de 10 anos, a primeira criança vacinada no município.

“Eu estou muito feliz, porque eu já vacinei o meu filho de 15 anos que tem espectro autista, e eu sou a favor da vacina, e eu já tomei as três doses e estava na expectativa do Adryano, graças a Deus consegui vacinar ele. Quantas pessoas queriam ter a oportunidade de se vacinar e não se vacinaram? E eu estou muito feliz, só gratidão pela saúde”, afirmou a mãe, Odanilma de Olivera.

Mutirão Vacina Amazonas – Com o objetivo de ampliar a vacinação contra a Covid-19 no município e incentivar a população a completar o esquema vacinal, durante todo o sábado, 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionarão das 8h às 18h para a aplicação da 1ª, 2ª e 3ª (dose de reforço), no público acima de 12 anos de idade.

Moisés Nicolas, de 27 anos, é dentista e aproveitou o mutirão para garantir a terceira dose da vacina contra Covid-19.

“Eu acho muito interessante e importante esse mutirão, porque é o nosso principal dever como cidadão, é o mínimo que a gente pode fazer é tomar essa dose de reforço para a gente passar por essa pandemia e vivos, que essa vacina salva vidas, então é muito importante”, afirmou.

A ação contou, ainda, com dois pontos de vacinação em modo drive-thru no Centro da cidade e no distrito de Cacau Pirêra.

Centro de testagem – Como parte da estratégia do Governo de ampliar a oferta do teste para rastreio da Covid-19, quebrar a cadeia de transmissão do vírus e conter a pressão na rede hospitalar, dois centros de testagem foram inaugurados no município.

Os centros serão instalados na UBS Dr. Lourenço Borghi, localizada na travessa Juruá, no Centro do município, e na UBS Vitória Paz, localizada no distrito de Cacau Pirêra.
FOTOS: Lucas Silva/Secom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Setemp faz cadastro de artesão em Benjamin Constant

Redação Am

Governo do Amazonas inicia obras de pavimentação no sistema viário de São Gabriel da Cachoeira

Redação Am

Governo do Amazonas promove cursos de condutor de guias de pesca esportiva em Maués

Redação Am
Sair da versão mobile