Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas executou 100% emendas impositivas da educação em 39 municípios

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, aplicou mais de R$ 45,4 milhões para o cumprimento de 122 emendas impositivas em 2021. O valor corresponde a 100% das propostas executáveis realizadas pelos parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), que estavam aptas para execução. 

Por determinação do governador do Estado, Wilson Lima, 2021 foi o segundo ano consecutivo em que as emendas foram atendidas em sua totalidade. “Nossa função é atender às demandas dos municípios e trabalhar em parceria com os parlamentares. O executivo estadual está cumprindo seu papel de investir na educação de todos os amazonenses”, ressalta o governador.

Em sua maioria, a quantia foi destinada para a construção de escolas e salas de aula, reforma e ampliação de unidades de ensino e aquisição de equipamentos de informática, refrigeração e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), em Manaus e em 39 municípios do Amazonas.

Das 122 emendas, 73 correspondiam a termos de convênio, 35 eram de termos de fomento, e outras oito emendas foram de execução direta. Para atender às demandas, foram destinados R$ 45.402.956,65.

A secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, destaca que a execução das emendas demonstra o compromisso do Governo do Estado com a educação do Amazonas.

“Este é o segundo ano em que temos todas as emendas parlamentares voltadas para a educação atendida. Sem dúvida, é uma prova do comprometimento do governador Wilson Lima com nossos alunos, nossos servidores, com a educação do Amazonas”, avalia a secretária.

Municípios – No total, foram 40 emendas destinadas a Manaus; oito para Parintins; cinco para Itamarati e Manicoré, cada município; três para Autazes, Barcelos, Boa Vista do Ramos, Carauari, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Pauini, Tapauá, cada; e duas para Alvarães, Anori, Caapiranga, Itapiranga, Jutaí, Lábrea, Maués, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Tabatinga, cada.

As cidades de Apuí, Barreirinha, Canutanama, Japurá, Juruá, Jutaí, Manacapuru, Maraã, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Santa Isabel do Rio Negro, Silves e Urucará tiveram uma emenda, cada.

FOTOS: Diego Peres/Secom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas e Rondônia trocam experiências na área da saúde

Redação Am

No interior, Governo do Estado prorroga prazo para entrega de documentos do projeto ‘CNH Social’

Redação Am

Governo do Amazonas apresenta nova edição da “ExpoMulher” no Palacete Provincial

Redação Am