Governo do Amazonas

Governo do Amazonas e Unicef alinham fortalecimento do Programa Dignidade Menstrual

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), iniciou as discussões com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com objetivo de fortalecer as ações do Programa Dignidade Menstrual, que vai distribuir absorventes higiênicos nas escolas públicas do estado.

Nesta terça-feira (20/07), a secretária Alessandra Campêlo recebeu a oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do Unicef na Amazônia Legal, Rayanne França, e a oficial de Comunicação do fundo, Elizabeth Cavalcante.

A pauta principal do encontro institucional girou em torno do programa criado pelo governador Wilson Lima, que tem o desafio de combater a pobreza menstrual – falta de condições financeiras para comprar de absorventes higiênicos. Com previsão para iniciar em agosto, o programa vai beneficiar entre 50 mil e 70 mil estudantes de escolas públicas em idade menstrual.

“O nosso principal assunto foi a dignidade menstrual, o combate à pobreza menstrual, um programa pioneiro que o Governo do Amazonas está lançando, que é a nossa rede de apoio às adolescentes, às meninas nas escolas públicas que vão receber absorventes higiênicos”, disse Alessandra.

A secretária explicou que a reunião serviu também para início das tratativas sobre o apoio do Unicef a outras ações do Governo do Estado em diferentes áreas da administração. Além das capacitações técnicas para os municípios, a Seas está articulando a inclusão do Amazonas no programa do fundo internacional que oferece oportunidades para inserção de adolescentes no mercado de trabalho. 

Rayanne França enalteceu a parceria que o Governo do Amazonas mantém com o fundo nas mais diferentes ações de caráter humanitário. Durante a pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, o governo e a organização internacional trabalharam juntos no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade na capital e no interior.

“Nós agradecemos o apoio do Governo do Estado em todas as ações do Unicef, não somente na época de pandemia. É muito importante falar sobre o tema da dignidade menstrual, acesso a oportunidades a adolescentes e à juventude, e a gente conta com o Governo do Estado para avançar nesses processos”, concluiu Rayanne França.

FOTOS: Miguel Almeida/Seas

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas certifica primeira propriedade livre de brucelose e tuberculose no estado

Redação Am

Governo do Amazonas oferece mais de 2,2 mil vagas para cursos de qualificação

Redação Am

Governo do Amazonas recebe 19.750 doses de AstraZeneca

Redação Am
Sair da versão mobile