Os municípios de Atalaia do Norte e Benjamin Constant têm, juntos, 516 profissionais certificados pelo Trilhas do Saber, projeto de formação que integra o programa Educa+Amazonas, do Governo do Estado. Os cursos foram ministrados até a última sexta-feira (10/06).
Ao todo, 208 docentes e administrativos de Atalaia do Norte participaram dos percursos que abordam temas ligados ao Novo Ensino Médio (NEM), o Referencial Curricular Amazonense (RCA) e outras áreas necessárias para o dia a dia de uma escola das redes públicas.
Em Benjamin Constant, foram 308 profissionais certificados. O grupo de formadores do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) embarcaram ministraram as formações por meio de palestras, rodas de conversa, minicursos e oficinas pedagógicas.
A diretora do Cepan, Adriana Boh, conta que a recepção nas duas cidades foi de muito entusiasmo, sobretudo pela oportunidade que os profissionais tiveram de ter uma formação presencial em suas cidades.
“Nesta viagem nós percorremos dois municípios, e é com muita satisfação que finalizamos mais um Trilhas, e já estamos preparando a nossa caminhada para percorrermos uma nova trilha em São Gabriel da Cachoeira, nosso próximo destino. Tivemos depoimentos de vários profissionais, que já estavam esperando pelas formações, porque é muito gratificante ter essa formação olho no olho, mão na massa, que o Trilhas proporciona”, frisa a diretora.
Trilhas do Saber
O circuito formativo do Trilhas do Saber é uma iniciativa do Governo do Amazonas e integra o programa Educa+Amazonas, lançado em julho de 2021, com investimentos da ordem de R$ 400 milhões em quatro eixos prioritários.