Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas certifica 94 guias de turismo em curso técnico gratuito, nesta segunda-feira (20/03)

O Governo do Estado, por meio da parceria entre o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), certifica 94 alunos que concluíram o curso Técnico em Guia de Turismo Regional.

A cerimônia acontece na segunda-feira (20/03), às 16h, no auditório da sede do Cetam, na avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro I.

As turmas do curso técnico foram ofertadas em parceria com a Amazonastur nos municípios de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus) e Manaus.

Visando a qualificação profissional daqueles que atuam no setor de Turismo, a oferta dos cursos resulta da necessidade de elevar o turismo à condição de importante vetor de desenvolvimento econômico e social no Amazonas.

A presidente do Cetam, professora Hellen Matute, destacou que a autarquia tem nas parcerias institucionais um de seus mais fortes segmentos para a oferta da educação profissional e tecnológica.

“O Cetam tem um grande leque de parcerias com diversos segmentos. Por meio dos cursos de qualificação busca-se a geração de empregos, a redução das desigualdades sociais e a qualificação da mão de obra visando o desenvolvimento econômico e social”, ressaltou.

Amazonastur

De acordo com o presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Gustavo Sampaio, o órgão qualificou mais de 1,5 mil pessoas em atividades ligadas ao turismo, por meio da parceria com o Cetam, assinada em 2021.

Entre eles, agentes de informações turísticas, camareira em meio de hospedagem, espanhol aplicados aos serviços turísticos, entre outros.

“Investir na qualificação profissional é uma estratégia que a Amazonastur adota, seguindo a determinação do governador Wilson Lima, de fortalecer o turismo e preparar o setor para receber os turistas neste reaquecimento do segmento no Amazonas”, disse o presidente.

Turismo regularizado

Os novos guias irão receber, na hora, o Certificado Cadastur de Guia de Turismo ofertado digitalmente pela Amazonastur, por meio do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo

A Amazonastur também vai promover o cadastramento dos novos guias turísticos na plataforma do Cadastur, responsável por conectar turistas e prestadores de serviços turísticos em todo o país.

Neste curso foram formados 17 alunos em Presidente Figueiredo, 21 em Novo Airão e 56 em Manaus.

Atualmente, o Amazonas tem 421 profissionais guias de turismo regional atuando devidamente regularizados pelo Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Cadastur.

O cadastro é obrigatório para o exercício da atividade e a carteira de guia tem validade de 5 anos.

A Amazonastur é o órgão delegado do Ministério do Turismo para o ordenamento dos prestadores de serviços turísticos através do cadastramento e sensibilização do exercício legal dos serviços turísticos.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Número de solicitações de agendamentos on-line do aplicativo PAC Digital passa de 11 mil

Redação Am

“A gente só consegue ter algo melhor com estudo”, diz candidata ao realizar exame supletivo gratuito do Governo do Estado

Redação Am

Governo do Estado e secretários de agricultura municipais alinham ações para fortalecer o setor primário no Amazonas

Redação Am